Os produtores de arroz das mais diversas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina participarão da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz/2019, que acontecerá de 20 a 29 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa, em Capão do Leão. A mobilização mais uma vez deve tomar conta da classe arrozeira. Na abertura de 2018, a União Central de Rizicultores (UCR), de Cachoeira do Sul, protestou contra o alto custo de produção e o preço baixo do arroz na hora da comercialização.
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, reforça que os participantes terão as condições para verificar como poderão estabelecer uma mudança significativa no negócio para instalar uma lavoura de soja de forma rentável e segura. Lembra que em 2018 a Federarroz fez denúncia em relação à confiabilidade das informações repassadas à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) referentes ao preço pago ao produtor. “Em determinado momento haverá a tradicional Câmara Setorial do Arroz que no ano passado teve polêmica pelo descompasso de informação de preço de operadores de mercado que prejudicaram uma agilidade na instalação dos mecanismos de comercialização”, recorda.
As organizações interessadas em criar caravanas devem entrar em contato com a Federarroz, pelo telefone (51) 3211.0879. O evento deste ano tem como tema “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”.