Final de semana com previsão de chuva na região

Por
Final de semana com previsão de chuva na região
DESTAQUES
11 de janeiro de 2019 - DSCN9999

 

 

 

 

Tempo fechado e pancadas isoladas para o final de semana em Cachoeira do Sul. Foto: Cacau Moraes

O final de semana na região de Cachoeira do Sul tem previsão de chuva. Apesar de ser de baixa intensidade, existe preocupação, porque a instabilidade se estenderá até a próxima quarta-feira (16). Para esta sexta-feira (11), conforme o Climatempo, estão previstos 43mm e para sábado e domingo, 35mm. Por enquanto, não houve alteração de nível do Rio Jacuí, que se mantém na marca dos 18 metros.

Na Região da Fronteira, no entanto, o quadro é preocupante. De acordo com a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente de Infraestrutura do Estado existe alerta que em função dos volumes de chuva ocorridos nos últimos quatro dias. O prognóstico é que os picos de cheia nos rios Ibirapuitã e Quaraí sejam atingidos na madrugada desta sexta-feira (11), agravando a inundação já registrada nestes locais. O rio Uruguai também deve atingir níveis de inundação na madrugada de sexta. Em São Gabriel cerca de 100 famílias foram atingidas pela inundação.

Os acumulados de chuva nos últimos dias foram bastante expressivos nas porções Sul e Oeste do Estado, sobretudo nas seguintes bacias: Butuí-Icamaquã (277mm), Ibicuí (425mm, em Alegrete), Quaraí (182mm), Santa Maria (222mm), Negro (228mm), Mirim-São Gonçalo (103mm) e Vacacaí-Vacacaí-Mirim(212mm).

Condições hidrológicas

Devido às chuvas dos últimos dias, os principais rios das regiões Oeste e Sul do RS encontram-se em elevação. A situação mais crítica é dos rios Quaraí e Ibirapuitã, que já estão acima das cotas de inundação nos pontos monitorados. O rio Ibirapuitã, em Alegrete, não atingia uma cota tão alta desde abril de 2017.

Os rios Ibirapuitã, Ibicuí, Uruguai, Quaraí, Santa Maria, Ibicuí da Armada, Negro, Piratini e Vacacaí devem seguir em elevação. Portanto, a condição de alerta hidrológico foi indicada para as bacias do Ibicuí, Quaraí, Santa Maria e Negro e condição de atenção, indicada para as bacias do Mirim-São Gonçalo e Vacacaí-Vacacaí-Mirim.

Previsão

O boletim meteorológico destaca que o tempo continuará instável no Rio Grande do Sul. A chuva retorna nesta sexta em forma de pancadas pontuais, acompanhada de descargas elétricas. Desta vez a chuva mais expressiva será no Norte e nas cidades mais próximas de Santa Catarina. O vento deve oscilar entre moderado a forte na faixa leste devido a um sistema de alta pressão no oceano, que além do vento também joga umidade contra a costa.

No sábado (12), o corredor de umidade da Amazônia mantém o tempo instável. A área preferencial para chuva volumosa fica no Oeste e no Nordeste gaúcho. Nas demais regiões a chuva é isolada.

No domingo (13), as instabilidades voltam a ganhar força e a chuva pode novamente ganhar intensidade na fronteira Oeste.