A Prefeitura de Cachoeira do Sul quer fiscalização estadual na estada que dá acesso à localidade de Piquiri (Vila Vargas e Posto Schell) com relação ao transporte e extração de madeira. Um ofício foi encaminhado ao Governo do Estado e, no documento o prefeito Sergio Ghignatti, manifesta preocupação quanto ao recolhimento de impostos.
Segundo Ghignatti, os relatos são constantes de que o transporte ocorre durante as 24 horas do dia e o tráfego na localidade de intenso, chegando a aproximadamente 300 caminhões bitrem por dia, os quais realizam transporte de madeira até o Porto de Rio Grande, Guaíba e outras localidades.
A falta de fiscalização estadual acarreta em perda de receita ao Estado o que reflete em Cachoeira do Sul, gerando prejuízo aos cofres públicos no que se refere ao repasse de ICMS e permitindo eventuais situações de irregularidade fiscal.
“É dever dos entes públicos zelar pelo efetivo ingresso das receitas devidas, sob a pena de incidir em renúncia de receita”, frisa Ghignatti. Ao final do documento, Ghignatti solicita providências para que com maior brevidade possível iniciem as fiscalizações permanentes nestas localidades e colocando a Secretaria Municipal da Fazenda como parceria para ações conjuntas.