A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta terça-feira (25), audiência pública com a concessionária de energia elétrica RGE. Segundo Eduardo Döring, Consultor de Negócios da empresa, as constantes quedas de luz que ocorreram nas últimas semanas foram devido a uma obra que ocorre na subestação e que esta deve acabar em cerca de 15 dias. “Essa reforma está atrelada a muitas das interrupções momentâneas que vocês estão sofrendo na cidade”, disse Döring.
egundo o representante da RGE, na zona rural, um dos grandes problemas é a queda de galhos e árvores nos fios. “Nós temos que trabalhar a questão da vegetação. Não adianta nós colocarmos postes de concreto, nós colocarmos postes de fibra e ter vegetal na rede – vai gerar interrupção”, argumentou. Döring destacou que é necessário tirar árvores, em especial eucaliptos, das proximidades da rede elétrica.
Outros problemas relatados foram a falta de ressarcimento para a queima de equipamentos devido às quedas de energia e a “qualidade de energia” em algumas localidades do interior. “As tensões não superam 350 volts, quando estamos falando em uma regra de 380 volts”, relatou o engenheiro eletricista Gilson Denis Della Valentina. “Se a tensão durante o dia está na média de 345 volts, os equipamentos nem funcionam”, explicou.
Döring prometeu avaliar as reclamações.