O que desejar para o Ano-Novo? Saúde, paz e prosperidade são os votos que deveriam ser expressos para todos, entretanto, dependendo da situação, nem sempre conseguimos ter saúde, estar em paz e prósperos. Apesar do estado em que estivermos, seja próspera a empatia.
Empatia, além de nos colocar no lugar do outro, compreende sentimentos e emoções. Permite pessoas ajudarem umas as outras. É diferente da simpatia. Uma é emotiva a outra indica a vontade de estar na presença do outro. Nem sempre andam juntas. A primeira faz compreender e conhecer uma pessoa, a segunda faz estar na presença do outro e agradá-la. Ambas estão muito distantes da bajulação e dos sorrisos ensaiados. Isto mesmo. Aqueles que não chegam aos olhos.
Nas dificuldades extremas de dor e sofrimento, a empatia é a comunicação afetiva com outra pessoa. Para o ano que virá, a desejo para todos. Quanto a simpatia, dependerá do estado emocional de cada um. Porém, um sorriso sincero não faz mal a ninguém. Um bom ano a todos! Tim-tim!