A articulação promovida pelo prefeito Leandro Balardin, pela secretária Camila Barreto e pelo procurador-geral Bruno Müller para a conquista do Centro de Atendimento em Saúde – CAS TEAcolhe surtiu efeito e, nesta terça-feira (25), em Porto Alegre, a secretária Arita Bergmann declarou que Cachoeira receberá um centro de atendimento para pessoas com transtorno do espectro autista.
A notícia era muito aguardada pela comunidade cachoeirense, especialmente pelas famílias de crianças autistas que precisavam se deslocar para Caçapava para os atendimentos. “Uma vitória para a inclusão e para todos que querem o bem da nossa cidade”, declarou o prefeito Leandro Balardin.
Conforme explicou a secretária Camila Barreto, os próximos passos serão a assinatura do convênio e os trâmites para o início do atendimento, com a transição gradual de Caçapava para Cachoeira.
Os Centros de Atendimento em Saúde – CAS TEAcolhe são serviços regionais especializados, com acesso regulado via Sistema GERCON, para o atendimento e a avaliação de casos de autismo, em todo o ciclo de vida. Possuem como objetivo a ampliação da oferta de atendimentos especializados às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias no Estado do Rio Grande do Sul. Contam com equipe multidisciplinar, com formação em TEA, composta por seis profissionais e capacidade instalada para realização de no mínimo, 150 usuários/mês, com, no mínimo, 1,2 mil atendimentos/mês.