A diretoria da Cooperja, maior cooperativa arrozeira do Brasil, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (19) com o jornalista Cleiton Evandro dos Santos, chefe de Gabinete do prefeito Leandro Balardin, para alinharem as estratégias visando a instalação de um empreendimento no Município.
A cooperativa adquiriu uma área de sete hectares na BR-290, na confluência com a BR-153. No entanto, segundo dito na reunião, o investimento está travado em decorrência da falta de liberação do projeto de acesso ao terreno por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Três propostas já foram apresentadas e todas foram rejeitadas”, explicou o vice-presidente Antônio Moacir De Noni. O departamento federal sugeriu a construção de uma rótula no local, orçada em mais de R$ 5 milhões.
Como há o projeto de duplicação da BR-290, que em uma segunda etapa cobriria o trecho em questão, a busca agora é de um projeto que já contemple a rótula e antecipe a estrutura para o momento da duplicação da rodovia. “Estamos buscando soluções para viabilizar a instalação da indústria e também da área comercial da cooperativa, até mesmo colocando nossos engenheiros à disposição para analisar as propostas já apresentadas e encaminharmos alternativas possíveis”, resumiu Santos.
O prefeito Leandro Balardin terá uma agenda a cumprir em Porto Alegre na próxima semana e uma das reuniões será com o Dnit. “Na pauta, este é um dos assuntos. Também vamos tratar da balsa – que está confirmada para chegar até o início de março -, da obra da Ponte do Fandango, da instalação de terceiras pistas para desafogar alguns pontos de estrangulamento da BR-290 no trecho que passa pelo município e do aproveitamento de materiais residuais do viaduto que está sendo desmanchado e da duplicação da rodovia para uso em estradas municipais”, adiantou o chefe de Gabinete.
Participaram também, o diretor administrativo-financeiro da Cooperja, Vinicius Moraes, o coordenador de projetos da Secretaria de Gestão, Governança, Parcerias e Inovação, Rodrigo Pereira, e o engenheiro civil Maurício Anton.