Piso do Magistério: presidente da AL/RS avalia votação sobre reajuste

Por
Piso do Magistério: presidente da AL/RS avalia votação sobre reajuste
POLÍTICA
19 de fevereiro de 2025 - Crédito: Marcelo Oliveira

A Assembleia Legislativa votou o projeto do Executivo que reajusta o piso do magistério estadual em 6,27% a contar de janeiro de 2025. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira (18). O plenário também aprovou a composição da Comissão de Ética Parlamentar da Casa.

Com 49 votos favoráveis, foi aprovado o PL 14 2025, do Poder Executivo, que reajusta o subsídio mensal dos membros da carreira do Magistério Público Estadual. Conforme a justificativa do governo, o reajuste incidirá com paridade sobre todos os níveis de carreira dos professores ativos e inativos e pensionistas com direito à paridade, com impacto financeiro estimado em R$ 437 milhões ao ano.

O presidente da AL/RS, Pepe Vargas (PT), avaliou a votação em entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta qurta-feira (19):

 

Uma emenda, proposta pelo deputado Miguel Rossetto (PT) e mais 12 parlamentares, foi apresentada ao texto. No entanto, ela não chegou a ser deliberada em função de aprovação de requerimento do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), para preferência de votação do projeto original.