​Rancho da Ponte é a mais nova agroindústria com Selo Sabor Gaúcho de Cachoeira

Por
​Rancho da Ponte é a mais nova agroindústria com Selo Sabor Gaúcho de Cachoeira
AGRO
12 de fevereiro de 2025 - Crédito: Ass. Com.

A Agroindústria Rancho da Ponte​, do agricultor Talis Estrazulas de Oliveira​, é a mais nova agroindústria familiar de Cachoeira do Sul a entrar para o seleto grupo das agroindústrias municipais incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar – PEAF a receber o Selo Gaúcho do Governo do Estado através da Emater.

O programa Conexão 99 – da Vale FM 99.1 – da tarde desta quarta-feira (12) abordou a pauta com o chefe da Emater de Cachoeira do Sul, Luaciano Mazuim:

 

 

A Rancho da Ponte é a nona agroindústria do Município em atividade a obter este selo, que assegura ao consumidor a garantia de estar adquirindo produtos legalizados e inspecionados e também possibilita ao produtor o direito de comercializar seus produtos agroindustrializados com a venda direta do talão do produtor, além​ da abertura de portas para vendas institucionais como ​para o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE e a participação em feiras oficiais com participação do Estado no Pavilhão  da Agricultura Familiar ​d​a Expointer, Expoagro Afubra, Fenarroz e Expodireto​, entre outras.

​Participaram da entrega do Selo representantes da Prefeitura –  o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Cristiano Lima, representando o prefeito Leandro Balardin, e a médica veterinária Julia Pedroti, representando o setor de Agroindústrias da Prefeitura, além de Luciano Mazuim e Larisse Martim, da Emater de Cachoeira do Sul, a qual fez a entrega oficial do Certificado do Selo Sabor Gaúcho ao agricultor.

O Selo Sabor Gaúcho é concedido apenas para empreendimentos familiares que contenham o Cadastro da Agricultura Familiar-CAF, que estejam cadastradas no PEAF e que possuam suas liberações de alvarás através das vistorias das fiscalizações pertinentes.

O agricultor Talis Estrazulas, tradicional produtor de frutas como Mirtilo e Physalis no Município​, agora com a inauguração de sua agroindústria, poderá beneficiar sua produção com adendo de novos produtos como amora, feijão, milho pipoca e mais de 20 chás diversos.

O novo empreendimento cachoeirense fica na localidade de Cordilheira, divisa com Encruzilhada do Sul e é uma das propriedades orgânicas certificadas do Município. ​É integrante do Grupo Pampa Saudável, grupo de produtores orgânicos certificado de Cachoeira e comercializ​a a maior parte de produção na Feira da Bonifácio em Porto Alegre ​aos sábados​. ​”Agora com a inauguração da Rancho da Ponte poderei beneficiar produtos de origem vegetal aumentando as oportunidades de receita ao longo do ano, não mais ficando dependente da sazonalidade dos produtos in natura o que também me permitirá buscar novos mercados​”, afirmou Estrazulas.

Segundo o engenheiro agrônomo Luciano Mazuim, chefe da Emater de Cachoeira do Sul, Cachoeira conta com nove agroindústrias ativas com o Selo Sabor Gaúcho e existem mais três em construção ou em processo de legalização.

 

“Nos últimos 10 anos passamos de uma agroindústria legalizada para nove em Cachoeira do Sul​, com previsão de estarmos com doze em funcionamento até dezembro, mas ainda podemos e devemos expandir mais estes números visando a melhoria da renda e consecutivamente de qualidade de vida do agricultor através da agregação de valor a sua produção​, através da agroindustrialização, fomentando a construção de novos empreendimentos como este de  forma a impulsionar o desenvolvimento da Agricultura Familiar do Município​”