A Agroindústria Rancho da Ponte, do agricultor Talis Estrazulas de Oliveira, é a mais nova agroindústria familiar de Cachoeira do Sul a entrar para o seleto grupo das agroindústrias municipais incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar – PEAF a receber o Selo Gaúcho do Governo do Estado através da Emater.
O programa Conexão 99 – da Vale FM 99.1 – da tarde desta quarta-feira (12) abordou a pauta com o chefe da Emater de Cachoeira do Sul, Luaciano Mazuim:
A Rancho da Ponte é a nona agroindústria do Município em atividade a obter este selo, que assegura ao consumidor a garantia de estar adquirindo produtos legalizados e inspecionados e também possibilita ao produtor o direito de comercializar seus produtos agroindustrializados com a venda direta do talão do produtor, além da abertura de portas para vendas institucionais como para o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE e a participação em feiras oficiais com participação do Estado no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, Expoagro Afubra, Fenarroz e Expodireto, entre outras.
Participaram da entrega do Selo representantes da Prefeitura – o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Cristiano Lima, representando o prefeito Leandro Balardin, e a médica veterinária Julia Pedroti, representando o setor de Agroindústrias da Prefeitura, além de Luciano Mazuim e Larisse Martim, da Emater de Cachoeira do Sul, a qual fez a entrega oficial do Certificado do Selo Sabor Gaúcho ao agricultor.
O Selo Sabor Gaúcho é concedido apenas para empreendimentos familiares que contenham o Cadastro da Agricultura Familiar-CAF, que estejam cadastradas no PEAF e que possuam suas liberações de alvarás através das vistorias das fiscalizações pertinentes.
O agricultor Talis Estrazulas, tradicional produtor de frutas como Mirtilo e Physalis no Município, agora com a inauguração de sua agroindústria, poderá beneficiar sua produção com adendo de novos produtos como amora, feijão, milho pipoca e mais de 20 chás diversos.
O novo empreendimento cachoeirense fica na localidade de Cordilheira, divisa com Encruzilhada do Sul e é uma das propriedades orgânicas certificadas do Município. É integrante do Grupo Pampa Saudável, grupo de produtores orgânicos certificado de Cachoeira e comercializa a maior parte de produção na Feira da Bonifácio em Porto Alegre aos sábados. ”Agora com a inauguração da Rancho da Ponte poderei beneficiar produtos de origem vegetal aumentando as oportunidades de receita ao longo do ano, não mais ficando dependente da sazonalidade dos produtos in natura o que também me permitirá buscar novos mercados”, afirmou Estrazulas.
Segundo o engenheiro agrônomo Luciano Mazuim, chefe da Emater de Cachoeira do Sul, Cachoeira conta com nove agroindústrias ativas com o Selo Sabor Gaúcho e existem mais três em construção ou em processo de legalização.
“Nos últimos 10 anos passamos de uma agroindústria legalizada para nove em Cachoeira do Sul, com previsão de estarmos com doze em funcionamento até dezembro, mas ainda podemos e devemos expandir mais estes números visando a melhoria da renda e consecutivamente de qualidade de vida do agricultor através da agregação de valor a sua produção, através da agroindustrialização, fomentando a construção de novos empreendimentos como este de forma a impulsionar o desenvolvimento da Agricultura Familiar do Município”