Calorão: moradores pedem adiamento de manutenção programada da Corsan

Por
Calorão: moradores pedem adiamento de manutenção programada da Corsan
CACHOEIRA DO SUL
11 de fevereiro de 2025 - Crédito: Corsan

Parte da população de Cachoeira do Sul, que já havia sido alertada na semana passada sobre a manutenção programada da Corsan, pede que a estatal adie o serviço devido à previsão de calor intenso, com temperaturas que podem se aproximar dos 40ºC. As redes sociais repercutem a interrupção no abastecimento de água que está prevista para iniciar na noite desta terça-feira (11) e madrugada desta quarta-feira (12), atingindo bairros da cidade.

Embora o início do serviço esteja programado para a noite, os moradores temem que a normalização do abastecimento não ocorra até o amanhecer, afetando principalmente aqueles que precisam de água para suas atividades diárias antes do expediente de trabalho. A preocupação é ainda maior para quem reside nas partes mais altas da cidade, como nos bairros Quinta, Marina, Habitar Brasil e Promorar, que, historicamente, são os últimos a ter o serviço restabelecido. Nesses locais, também não há infraestrutura de cisternas para armazenar água, o que agrava a situação dos moradores.

A previsão da Corsan é de que a normalização ocorra gradualmente ao longo da madrugada e manhã do dia 12. No entanto, em casos anteriores, foram registrados atrasos no retorno da água devido a imprevistos na execução do serviço. Diante disso, muitos questionam se a manutenção, por ser programada, não poderia ser remarcada para um período de temperaturas mais amenas.

Os moradores que entraram em contato com a redação destacam que a falta d’água em um dia de calor extremo impacta não apenas no conforto, mas também na higiene e na saúde da população, especialmente de crianças, idosos e trabalhadores que precisam tomar banho antes de sair para o trabalho. A Corsan ainda não se manifestou sobre a possibilidade de adiamento da manutenção.

Bairros afetados:

11/02 – A partir das 22 horas: Aldeia, Augusta, Barcelos, Bom Retiro, Carvalho, Centro, Cristo Rei, Fátima, Frota, Loteamento Figueiras, Marques Ribeiro, Mauá, Rio Branco, Santo Antônio, Soares e Tupinambá.

12/02 – A partir das 4 horas: Cohab, Drews, Eucaliptos, Gonçalves, Habitar Brasil, Marina, Medianeira, Noémia, Oliveira, Otaviano, Parque Scopel, Passo da Areia, Passo do Moura, Ponche Verde, Promorar, Quinta da Boa Vista, Santa Helena, São José, Tibiriçá, Universitário e Volta da Charqueada.

A população segue aguardando uma resposta da Corsan sobre a possibilidade de reavaliação da data da manutenção.