A Brigada Militar, através do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), sediou na noite desta quarta-feira (19), em Cachoeira do Sul (35°BPM), na Sede do Sicredi, o Lançamento da 4ª Patrulha Comunitária do Interior na região do 35°BPM. No comando regional, são 18 PCI’s.
As Patrulhas Comunitárias do Interior fazem parte do Plano Tático de Segurança Pública do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo e atuam de forma integrada com a comunidade, estendendo a atenção diária dos perímetros urbanos para as comunidades rurais, de forma que a totalidade da população se sinta incluída em igualdade de condições, de acordo com as prioridades da segurança pública.
Os policiais militares da PCI realizam um policiamento articulado e de profundidade, descentralizado e personalizado, estabelecendo relação de confiança com a comunidade, pautados na resolução preventiva de problemas.
O apoio da comunidade é essencial, através do repasse de denúncias, coibindo a ação de delinquentes nestas localidades, com o condão de agir antes da efetivação do conflito, proporcionando maior eficiência e eficácia na prestação dos serviços policiais.
A área rural do município de Cachoeira do Sul corresponde a aproximadamente 3.800 km, sendo divisa com os municípios de Paraíso, Candelária, Restinga Seca, São Sepe, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul. Para aperfeiçoar os serviços dos Policiais comunitários, o Comando Regional, através do 35°BPM, lançou a 4ª Patrulha Comunitária na região.
Na ocasião, foram ministradas palestras e também foi entregue uma viatura Frontier, prefixo 7658 aos Patrulheiros Comunitários do 35°BPM.
Estiveram presentes no evento, o Comandante Regional, Coronel Valmir José dos Reis, o Comandante do 35°BPM, major Jaime Roberto Soligo Filho, o Comandante do 23°BPM, tenente coronel Giovani Paim Moresco, Comandante do 2°BPM, major Clademir Flores, presidente do Sindicato Rural do município de Cachoeira do Sul, Fernando Cantarelli, o economista-chefe da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul ), Antonio da Luz, demais Oficiais e Praças, autoridades, e comunidade local.
Em sua palestra, o comandante regional destacou a busca de intensificação do policiamento no Interior. Os policiais visitam propriedades, escolas, residências, estabelecimentos com o intuito de delineá-los, realizando contato com as lideranças locais, verificando pontos de apoio que a polícia possa necessitar em caso de ocorrência ou informações. “A comunidade precisa estar ao lado da Brigada e estamos consolidando esta parceria através do diálogo”, relatou.