Temperatura chega perto dos 40°C em Cachoeira do Sul

Por
Temperatura chega perto dos 40°C em Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
4 de fevereiro de 2025 - Crédito: OC/Arquivo

O calorão que toma de praticamente todo o Rio Grande do Sul eleva cada vez mais as temperaturas. Em Cachoeira do Sul, por exemplo, na tarde desta terça-feira (4), foram registrados 39,3°C entre as 14h e 15h, conforme a Estação Meteorológica do campus da UFSM, localizado no Passo D’Areia.

Já entre 15h e 16h a temperatura média foi de 38,5°C. As temperaturas são medidas à sombra por determinação do padrão mundial. No entanto, na região central da cidade, segundo informações da Estação da UFSM, temperatura ao sol teve sensação térmica superior a 40°C.

Para esta quarta-feira (5), a previsão é de que Cachoeira do Sul e região registre 24ºC no início da manhã e 35ºC no período da tarde. Por enquanto, não há expectativa de chuva.

QUARAÍ REGISTRA A MAIOR TEMPERATURA DO RS

No Estado, a cidade de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, registrou 43,8°C nesta terça-feira (4). De acordo com a Climatempo, essa é a maior temperatura registrada no Rio Grande do Sul desde pelo menos 1910, quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado.

O recorde anterior de maior temperatura no Rio Grande do Sul era de 42,9°C, em Uruguaiana, no dia 27 de fevereiro de 2022. De acordo com a Climatempo, o recorde desta terça-feira, ainda precisa ser oficialmente validado pelo Inmet.

Ainda de acordo com a Climatempo, essa é também a temperatura mais alta registrada no Brasil em 2025. Essa é a terceira vez que Quaraí atinge a marca no ano – antes, havia registrado calor de 42,5°C, na segunda-feira (3), e 42,4ºC , em 23 de janeiro.

TEMPERATURAS CONTINUARÃO ELEVADAS

As temperaturas continuarão em elevação no RS nesta quarta-feira (5). Na região de Porto Alegre, a previsão é de que os termômetros na parte da tarde registrem 38°C.

Onda de calor segue nos próximos dias

Conforme o Inmet, a onda de calor evidenciada no RS deve durar mais alguns dias. Segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), esse ano, em particular, “temos a influência do La Niña, gerando mais calor no norte da Argentina e no oeste do Rio Grande do Sul. Também estamos tendo mais dias consecutivos com intensa radiação solar. Os oceanos estão muito quentes, o que influenciou no nosso tempo”.

O calor deve atingir toda a faixa oeste do Estado, além de parte do centro, sul e norte do território gaúcho. Em cidades da Fronteira Oeste e das Missões, por exemplo, a temperatura pode ultrapassar os 40°C.