A Prefeitura de Cachoeira do Sul e os parceiros da causa animal promovem no dia 1º de fevereiro, um sábado, o 1º Grito da Adoção, uma iniciativa para chamar a atenção da comunidade para a posse responsável dos animais abrigados no Centro Municipal de Proteção Animal e no Departamento de Vigilância em Saúde.
Atualmente, os dois locais têm mais de 250 animais em suas baias, sendo a maioria cães adultos de todos os portes.
A situação chamou a atenção do prefeito Leandro Balardin que esteve no Cempra e se sensibilizou com a quantidade de cães recolhidos. “É desesperador. Só estando lá para ter a dimensão do quanto aqueles animais sofrem por estarem carentes e há tantos anos sem terem um lar”, disse Balardin.
Para ele, a adoção responsável, somada a uma política robusta para a causa animal, que inclua castrações, chipagem e responsabilização dos tutores, é o caminho para diminuir o sofrimento dos animais e a população de cães abrigados.
1º Grito da Adoção – A primeira edição, no dia 1º de fevereiro, será no DVS (Rua Conde de Porto Alegre, 77), das 9 horas às 12 horas, com adoção de cães adultos e filhotes (neste dia não haverá adoção de gatos).
Na oportunidade, serão apresentados dados do Cempra haverá participação de ONGS da causa animal e venda de materiais para auxílio às instituições.
Os interessados em adotar deverão preencher uma ficha onde se responsabilizam pela guarda do animal. Todos os cães adotados serão chipados e castrados. Durante a semana, na página da Prefeitura no instagram, serão apresentados os cães que estarão disponíveis para adoção.
A escolha do DVS se deu em função de ser um local de fácil acesso e pelo fato de ser o local onde estão os animais socializados, que já estão acostumados com o contato humano e a passear de guia, assim como para evitar o estresse dos animais do Cempra, que não estão acostumados com a circulação de muitas pessoas.
A ideia da organização é trazer outros animais do Cempra para a socialização no DVS assim que acontecer a adoção dos que estão no departamento.