O prefeito Leandro Balardin realizou uma visita à Farmácia Municipal na manhã da terça-feira (21), no horário da abertura do atendimento ao público, para acompanhar os trabalhos de atendimento à comunidade.
A visita foi motivada pelas reclamações que chegam ao prefeito a respeito da demora e da falta de organização na dispensação de medicamentos. Ele incumbiu a Secretaria da Saúde de ajustar o fluxo para melhor atender os pacientes. “Enfrentamos a falta de remédios, que deveriam ter sido comprados na gestão passada, e devem chegar em 20 dias”, explica a secretária Camila Nunes Barreto.
Balardin também disse que é necessário que a Farmácia amplie o número de servidores para atendimento, reduzindo a espera.
Comissão de farmácia e terapêutica – A criação de uma comissão de farmácia e terapêutica com médico, enfermeiro, dentista e farmacêutico para a geração de uma relação municipal de medicamentos deve melhorar a logística de compra e padronizar as prescrições do município de acordo com as recomendações das melhores evidências científicas.
A coordenadora da assistência farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, Lutiane Soares Friedrich, participou de formação na Famurs para criar a comissão no município e reestruturar o serviço.
Segundo a secretária Camila, outras ações serão implantadas, como a disponibilização de métodos contraceptivos injetáveis e orais nas unidades de saúde e maior divulgação sobre os medicamentos que são oferecidos de forma gratuita pelo programa Farmácia Popular.