Uma reunião virtual entre as prefeituras de Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul, na tarde desta terça-feira (21), abordou um tema que vem sendo debatido há anos entre os municípios: o transporte escolar dos alunos das escolas Antônio José Lopes Jardim e Augusto Vitor Costa, localizada na região do Durasnal, em Caçapava do Sul.
A Escola Augusto Vitor Costa é municipal, de Ensino Fundamental, ou seja, da pré-escola até o 9º ano. Já a Escola Antonio José Lopes Jardim é estadual, de Ensino Médio. Os educandários atendem estudantes dos dois municípios.
De acordo com os dados da Secretaria de Educação de Caçapava do Sul, atualmente, a escola municipal conta com 257 alunos matriculados, sendo que 144 necessitam do transporte. Já a escola de Ensino Médio conta com 86 estudantes, sendo que 60 utilizam o transporte. Ao todo, 204 estudantes residem em Cachoeira do Sul.
Em tratativas de anos anteriores, a Prefeitura de Cachoeira do Sul alegava que transportar alunos para uma escola de Caçapava é uma obrigação do Município que recebe os recursos relativos aos alunos. No ano de 2022, Caçapava sinalizou um acordo, porém recuou alegando outras despesas.
Entretanto, neste ano, com as novas administrações e o entendimento da necessidade de manter os estudantes frequentando as escolas, foi acordado que os custos relacionado ao transporte escolar será dividido, 50% para cada prefeitura. Este convênio será alinhado pelos setores jurídicos e financeiros dos municípios.
“As escolas estão estruturadas. Não haveria motivos para retirar os alunos. Temos respeito e compreensão para firmar esta parceria com Caçapava do Sul”
secretária de Educação de Cachoeira do Sul, Carla da Luz
A equipe da Secretaria de Educação agradeceu em nome da comunidade escolar do Durasnal pelo diálogo e acord. “Acompanhei durante anos esta situação do transporte, vivenciei esta dificuldade que interferiu diretamente na aprendizagem dos alunos. Para a comunidade do Durasnal este acordo é uma conquista”, relatou o professor Alan Oliveira que integra a equipe da Seduc.
Os prefeitos Marcelo Spode e Leandro Balardin participaram da reunião e reafirmaram a necessidade da parceria entre os municípios em benefício da educação. “Este acordo é de extrema importância para manter os alunos nas escolas do Durasnal. Agradeço o prefeito de Cachoeira do Sul e toda sua equipe pela disponibilidade e atenção com este assunto”, finalizou Spode.