O coordenador da Emater em Cachoeira do Sul, Luciano Mazuim, concedeu entrevista na tarde desta segunda-feira (20) para a jornalista Dalcira de Oliveira, no programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1. Em pauta, a falta de chuva significativa e as consequências para a produção local:
Segundo o coordenador, um levantamento está sendo realizado para posterior encaminhamento ao Governo do Estado, Prefeitura e Defesa Civil. Na apuração, a equipe da Emater já verificou que ainda tem água nos reservatórios das propriedades no interior do Município. No entanto, caso não haja chuva relevante até fevereiro, a situação deve piorar e impactar a produção.
Levantamento da Emater
A cultura do milho está em plena colheita no Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater,as primeiras áreas colhidas apresentam resultados considerados excelente. Já foram colhidos 16% da área total cultivada, 31% da cultura está em fase de maturação, 30% em enchimento de grãos, 11% floração e 12% em germinação e desenvolvimento vegetativo. A ausência de chuvas afeta as lavouras em estágio reprodutivo de maneira mais intensa e o plantio está impactado pela reduzida umidade do solo.
MILHO SILAGEM
Tem continuidade a colheita de milho silagem no Estado. As lavouras em fase reprodutiva estão sendo afetadas pela estiagem.
SOJA
A última semana foi caracterizada por umidade relativa do ar muito baixa em grande parte do Estado. As chuvas que ocorreram foram muito desuniformes e de baixos volumes e, em algumas localidades, acentuaram-se os sintomas de déficit hídrico. O plantio da soja segue suspenso onde não choveu e, em certas lavouras, não há estande adequado de plantas. Das lavouras implantadas, 6% estão em enchimento de grãos e 30% em floração, fases que mais exigem água.
As atuais condições climáticas têm trazido preocupação para os produtores e podem causar perdas irreversíveis nas culturas de verão, principalmente na soja. Estão sendo realizadas aplicações preventivas de fungicidas contra ferrugem-asiática e de inseticidas para tripes e ácaro principalmente.
ARROZ
O desenvolvimento da cultura do arroz tem sido favorecido pela alta radiação solar, principalmente na fase reprodutiva dos cultivos. Segundo o Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga), a área implantada é de 927.885 hectares de arroz irrigado. A Emater/RS-Ascar estima produtividade inicial de 8.478 kg/ha.
FEIJÃO 1ª SAFRA
A colheita da primeira safra de feijão evoluiu na última semana, favorecida pelo clima seco, passando de 30% da área projetada. Os rendimentos alcançados estão em 1.600 kg/ha.
Confira o programa completo: