Dom Jaime Spengler foi nomeado pela papa Francisco entre os membros do Dicastério para a Doutrina da Fé e do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Já em dezembro, no Vaticano, seu nome estava na lista de 21 novos cardeais.
O atual arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) concedeu entrevista ao programa Vale Informação, da Rádio Vale FM 99.1, na manhã desta sexta-feira (17).
Foram também indicados representes do Peru, da Argentina, do Equador, Chile e Japão, das Filipinas, da Sérvia, Costa do Marfim e Argélia.
Com isso, o Colégio Cardinalício passou a ser composto por 256 membros, dos quais 141, com idade abaixo de 80 anos, eleitores e aptos a votar em um eventual conclave para escolher o próximo papa.
Saiba mais
Natural de Gaspar, em Santa Catarina, dom Jaime Spengler tem 64 anos e é franciscano. Com atenção constante pela ecologia e crise climática, o cardeal é o segundo arcebispo da capital gaúcha a ser indicado ao cardinalato. O primeiro foi dom Vicente Scherer, que morreu em 1996, aos 93 anos.
Antes de aderir ao sacerdócio, dom Jaime trabalhou por cinco anos na indústria têxtil, ocupando cargos de responsabilidade.
Confira o programa completo:
Agenda
O Vale Informação vai ao ar – sob o comando dos jornalistas Ronaldo Tonet e Tomás Sá Pereira – de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 9 horas.