Coordenador de Saúde alerta sobre perigos com morcegos em Cachoeira do Sul

Por
Coordenador de Saúde alerta sobre perigos com morcegos em Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
9 de janeiro de 2025 - Crédito: Reprodução

O coordenador regional de Saúde, Júlio Lopes, utilizou o programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1, na tarde desta quinta-feira (9), para alertar a população sobre os riscos do contato com morcegos. Durante o dia, flagrantes da presença de uma quantidade expressiva de morcegos, especialmente na região do Bairro Rio Branco, chamaram a atenção da comunidade. “Foram registradas revoadas atípicas de um grande número de morcegos. A gente precisa fazer o alerta. Toda espécie de morcego tem o potencial de transmissão da raiva”, enfatizou o responsável pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. “A gente também precisa entender que essas revoadas atípicas diurnamente, obviamente, é decorrente da mão humana”, reforçou Lopes, ao citar a suspeita de manejo realizado sem o preparo necessário.

Ao ser questionado pela jornalista Dalcira de Oliveira sobre a espécie, o coordenador indicou que Cachoeira do Sul, historicamente, registra a presença de morcegos silvestres. “Que têm o potencial da transmissão da raiva”, enfatizou.

Segundo Lopes, o ambiente que tenha servido de abrigo aos morcegos precisa passar por desinfecção. Já a população necessita estar atenta sobre as recomendações em caso de contato com os animais. “É importante fazer a autopreservação para não precisar da vacina”, explicou o coordenador de Saúde. “Com um número maior de pessoas, a gente pode ter dificuldade no fornecimento da vacina”, justificou.

Leia também:

Flagrante! Quantidade de morcegos chama a atenção na Igreja Luterana