Edição original de Marcel Proust é vendida por 1,51 milhão de euros

Por
Edição original de Marcel Proust é vendida por 1,51 milhão de euros
Literatura
16 de dezembro de 2018 - lit2

Exemplar raro de “Du côté de chez Swann” estava estimado entre 600 mil e 800 mil euros / Foto: Reprodução

A edição original de “Du côté de chez Swann” (No Caminho de Swann), de Marcel Proust, foi leiloada por 1,51 milhão de euros, um recorde mundial para uma obra original em francês, informou uma fonte da Sotheby’s. Este exemplar raro do primeiro volume de “Em Busca do Tempo Perdido”, que foi oferecido por Proust a Lucien Daudet, estimado entre 600 mil e 800 mil euros, era da biblioteca do colecionador Pierre Bergé, distribuída em leilão na casa Drouot, em Paris.

O recorde anterior para uma obra original em francês tinha sido alcançado em 2009 por uma edição de “As Flores do Mal”, de Charles Baudelaire, vendido por 775 mil euros. “Estou muito contente. O mercado ratificou o gosto de Pierre Bergé”, comentou o especialista Benoît Forgeot.

A quarta venda da biblioteca de Pierre Bergé gerou em total 8,10 milhões de euros, o dobro do estimado. Além de “Du côté de chez Swann”, uma edição original dos “Ensaios” de Michel de Montaigne foi vendida por 682 mil euros, quando estava estimada entre 400 mil e 500 mil euros.

Uma das primeiras traduções em francês de “Vidas Paralelas”, de Plutarco, livro muito apreciado no Renascimento, foi vendido por 671.780 euros. Este manuscrito em pergaminho ilustrado com 54 pinturas de página inteira estava avaliado em entre 400 mil e 600 mil euros. Já “De historia stirpium” (1542), de Leonhart Fuchs, considerado o livro fundador da botânica moderna, foi vendido por 425 mil euros.