Cachoeira receberá sinal de TV Digital

Por
Cachoeira receberá sinal de TV Digital
POLÍTICA
23 de dezembro de 2024 - Vereador Magaiver Dias / Crédito: Divulgação

O Ministério das Comunicações anunciou recentemente que Cachoeira do Sul passará a integrar o Programa Brasil Digital, ampliando o acesso à transmissão digital das redes públicas e legislativas de televisão, como TV Brasil, TV Câmara e TV Senado. A conquista é fruto de articulações do vereador Magaiver Dias, que apresentou as indicações 66/2022 e 80/2022 em março de 2022.

O programa utiliza a tecnologia de multiprogramação, transmitida pelo canal destinado ao Poder Legislativo federal, para levar sinal digital gratuito à população. Segundo o parlamentar, a iniciativa foi motivada pela necessidade de ampliar a oferta de programação na cidade, que atualmente conta com sinal de apenas quatro emissoras.

“Pensei em proporcionar mais opções de entretenimento e aprendizado ao cachoeirense, e por isso levei a demanda ao Ministério das Comunicações em 2022. É gratificante saber que nosso esforço foi reconhecido e que Cachoeira do Sul será beneficiada”

vereador Magaiver Dias

A inclusão do município foi oficializada por meio do edital nº 222/2024, publicado pelo Ministério das Comunicações.

Expansão nacional do Brasil Digital

O Programa Brasil Digital tem como objetivo ampliar o serviço de radiodifusão digital terrestre, especialmente em localidades onde a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Câmara dos Deputados não possuem estações licenciadas.

“Essa iniciativa visa levar informação de qualidade, cultura e entretenimento às comunidades com pouca oferta de emissoras, fortalecendo a inclusão digital no país”

ministro das Comunicações, Juscelino Filho

Desde o ano passado, a Secretaria de Políticas Digitais, em parceria com a EBC, vem promovendo ações para expandir a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O secretário de Políticas Digitais, João Brant, ressaltou que o programa não só amplia o acesso às emissoras públicas e legislativas, mas também fomenta diversidade e pluralismo, essenciais para a integridade da informação e o fortalecimento da democracia.