O professor idealizador e responsável pelo projeto Aluno Vencedor, Edson Souza, concedeu entrevista ao programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1, com a jornalista e produtora, Dalcira de Oliveira. A iniciativa dentro da Escola Ciep Virgilino Jayme Zinn – que caminha para completar 30 anos no dia 15 de março de 2025 – mudou a realidade e elevou a autoestima de uma comunidade pobre. Encravada no Bairro Preussler, na esquina das ruas Lourenço Bandeira e Júlio Viegas, a instituição é hoje uma referência em ensino público de qualidade, em conservação de seu patrimônio físico, em investimentos em infraestrutura mesmo com orçamento apertado, em projetos extraclasse e no esporte.
Segundo o professor, é na preparação de jovens para ingresso nas universidades, na aprovação em concursos públicos e nas carreiras de sucesso na iniciativa privada que a Escola Ciep se destaca. “O projeto Escola de Vencedores (também batizado como Aluno Vencedor) é uma iniciativa que deu certo no estímulo aos alunos para que voltem seus olhares ao futuro”, enfatizou.
A ferramenta de incentivo – sem custos – consiste em divulgar as conquistas alcançadas por alunos e ex-alunos, como uma vaga em universidade ou concurso público, graduação no ensino superior ou ações de destaque na comunidade. “Até 2005, eram raros os alunos que queriam continuar os estudos ao fim do ensino médio. Era preciso aproveitar melhor o espírito esportivo vencedor da escola também na vida. Ainda, com o início do Enem, novas possibilidades se abriram”, explicou Souza.
Saiba mais
O Ciep (Centro Integrado de Educação Pública), como é popularmente chamada a Escola Ciep Virgilino Jayme Zinn, foi construído e inaugurado durante a gestão do Governado Alceu Collares. Situa-se no Bairro Preussler e recebe alunos ainda de bairros adjacentes.
O primeiro diretor foi o professor Vergilino Carvalho Bernardes (1995 a 1997).
A partir de 1996, a escola passou a oferecer o Ensino Médio, tendo a sua primeira turma de formandos em 1998.
Nos anos posteriores, com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos começaram a ingressar nas universidades da região e também a passar em concursos públicos. Foi criado na escola, o projeto motivacional “Escola de Vencedores” , tendo por base as conquistas esportivas, com o intuito de aumentar a autoestima da comunidade, que se contentava apenas em terminar o ensino médio, no sentido de continuar seus estudos após a formatura na escola.
O projeto destaca alunos em três frentes: ingresso e formatura no ensino superior; aprovação em concurso público; e destaque comunitário.
A escola é conhecida como “O orgulho da Zona Norte de Cachoeira”.
Desde 2011, tem um hino de autoria do professor Edson Souza:
Eu sou CIEP (2x)
Virgilino Jayme Zinn
Viver, amar e aprender
São bandeiras para mim
Corpo são, mente sadia
E os valores pra viver
Com a Escola e a família
Nesta vida eu vou vencer
Amor a Deus e aos irmãos
Na Escola eu vou sentir
Amar assim é o máximo
Pra meu ser evoluir
Aprender é liberdade
Pra construir a minha história
Se a força vem da unidade
Vem do entusiasmo a vitória