A situação de ruas no Bairro Funcap desafia a rotina de moradores, além de representarem constante perigo a motoristas. “Temos que carregar as crianças no colo pelo meio do barro para poder levar a escola e buscar”, desabafa uma moradora da Rua Alecrim, na Quadra W. “Carros atolando e as pessoas andando descalças no barro pra não atolar o calçado”, descreveu.
Segundo reclamações encaminhadas para a redação do Portal OCorreio, o barro nas ruas prejudica a circulação de veículos e pedestres. Em dias de chuva, a situação se agrava, com carros atolando e pedestres sendo obrigados a transitar por trechos escorregadios, representando perigo e podendo causar atrasos, além de dificultar o acesso a serviços como escolas, hospitais e mercados.
A presença de barro ainda aumenta o risco de quedas e acidentes, incluindo a ameaça de veículos sem o controle.
Outra crítica sobre as condições de ruas no bairro é a proliferação de insetos, como mosquitos transmissores de doenças, e bactérias nocivas. O contato direto com o barro contaminado também amplia os riscos de infecções e doenças de pele.
O cenário contínuo do problema pode ainda acarretar em desvalorização imobiliária, tornando a área menos atrativos para potenciais compradores ou investidores.
Moradores pedem maior atenção da Prefeitura e os setores competentes para melhorias nas vias do bairro.