E se o HCB tivesse o equipamento para cateterismo?

Por
E se o HCB tivesse o equipamento para cateterismo?
ENTREVISTA
5 de dezembro de 2024 - Crédito: HCB

Em entrevista ao programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1 – desta quinta-feira (5), o superintendente do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), Luciano Morschel, abordou o impasse sobre o serviço de cateterismo que motivou a divulgação de uma nota no decorrer da semana. “Cachoeira do Sul é o Município de Santa Cruz do Sul. Contudo, devido ao equipamento estar estragado novamente, essa referência não está sendo resolutiva”, explicou  Morschlel.

 

“Hoje, nós não temos o equipamento. Estamos com planos de colocarmos. É um investimento que está no radar do hospital. Mas isso depende de credenciamento junto ao SUS. E a população de referência exigida, que seria bem acima dos 200 mil. Como já tem o serviço em Santa Cruz, a gente não conseguiria ampliar essa região de abrangência. Então, a gente não sabe se, mesmo colocando esse equipamento, haveria essa habilitação pelo Ministério”

superintendente do HCB, Luciano Morschel

 

Conforme explicou o superintendente, os pacientes estão sendo cadastrados no sistema de regulação estadual (Gerint) e podem ser transferidos para qualquer serviço disponível no estado. “Ressaltamos que o tempo de espera e a disponibilidade de vagas dependem exclusivamente da regulação estadual”, completou Morschel. “Atualmente, são cinco pacientes internados no HCB, recebendo todo o suporte clínico necessário enquanto aguardam o procedimento. As autoridades em saúde estão cientes e notificadas, e os pacientes informados da situação”, garantiu o superintendente.