A decisão é sua em “DC Heroes United”

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A decisão é sua em “DC Heroes United”
OCNERD!
26 de novembro de 2024 - Crédito: DC

Esta semana nos traz a estreia de DC Heroes United, uma nova série animada semanal conectada a um jogo para celular perigosamente viciante. Mas o que torna este programa diferente de qualquer outro é que, a cada semana, cabe a nós determinar o destino do mundo.

Confira a entrevista publicada pela DC com o diretor criativo da Genvid, Stephan Bugaj, e o escritor principal Brian Buccellato para descobrir o máximo que pudermos sobre o que esperar deste novo e ousado experimento. A resposta, em resumo, é esperar tudo.

Você poderia nos dar alguma ideia do que esperar de DC Heroes United? Parece ser, pelo que absorvi, uma história completamente original ambientada em sua própria versão em evolução do Universo DC que veremos totalmente animada e dublada toda semana?

Stephan Bugaj: Você está certo! Acontece na Terra-212, que é o nosso número da Terra que a DC atribuiu para este universo. É uma narrativa interativa e ramificada, mas é jogada pelo público. Então, todo o público compete com as pessoas que discordam deles e colabora com as pessoas que concordam com eles para tomar as decisões narrativas ramificadas. Como você faria em um jogo da Telltale, ou Bandersnatch, mas coletivamente, colocando fichas de história nas escolhas que eles querem ver, participando de comícios onde você ganha bônus pelas fichas de história, que ramifica um programa de TV totalmente animado de meia hora a cada semana. E você verá as decisões dos resultados que o público fez a cada semana.

Então, basicamente o que você está me dizendo é que está nos dando a oportunidade de matar ou poupar Jason Todd toda semana.

SB: É como a morte de Robin toda semana! E, de fato, há de três a cinco escolhas a cada semana. Então, há um impacto real que o público está fazendo. Eles estão tomando de três a cinco decisões, e essas decisões podem ter repercussões mais tarde, com o que chamamos de “callbacks”. Então, a decisão que você tomou no episódio um, você vê o resultado no episódio dois. Mas no episódio cinco, pode haver um momento como, “Porque você fez aquilo no episódio um, ainda estou bravo com você!”

Brian Buccellato: Também há repercussões cumulativas para o fim da temporada. Então, não é só episódico. Tudo está se construindo em direção à formação da Liga da Justiça.

Quanto tempo duram essas temporadas? Só para eu poder fazer a conta mental de quantos episódios você realmente escreveu, em oposição aos que veremos.

SB: São dezesseis episódios.

Certo! Estou vendo a matemática fractal e ficando com dor de cabeça aqui.

SB: E há de três a cinco escolhas em cada episódio. Então, mesmo sem retornos, há mais de 150 caminhos pela história.

O que realmente me deixa muito curioso, e sobre o que não vi muita cobertura, é como você obtém esses tokens de história e qual é o aspecto da jogabilidade entre os episódios. O que os jogadores farão entre os episódios de DC Heroes United?

SB: Então, há um jogo que faz parte do DC Heroes United. E o jogo é um Roguelite, como Survivo.io ou Vampire Survivors.

Na Terra-212, é o alvorecer dos super-heróis. Antes do nosso incidente incitante, a Mulher-Maravilha é conhecida, o Batman é o Batman que espreita nas sombras e é uma espécie de vigilante em Gotham, e o Superman é conhecido como “The Metropolis Blur”, e ninguém sabe quem ele realmente é. Todos esses heróis saem da toca durante o nosso incidente incitante. Então, Lex Luthor, que não começa como um cara mau em nosso “verso” — e talvez nunca seja, isso depende do comportamento do usuário — cria uma simulação para tentar entender e melhorar os poderes dos heróis. Então você está jogando a simulação de Lex Luthor, jogando todos esses cenários. Você está treinando a IA do herói de Lex, para colocá-la em contexto contemporâneo.

Mesmo sendo uma simulação — a jogabilidade não é você jogando como os heróis de verdade, é o simulador que Lex está executando — todo o comportamento do público no simulador influencia não apenas os desbloqueios e coisas que eles ganham no roguelite, mas também há momentos na história que são impactados pelo que as pessoas estão fazendo na simulação de Lex.

É exatamente sobre isso que eu queria perguntar. Além dos tokens de história que você ganha, como o jogo e a história se alimentam? Nós determinamos quais personagens são desbloqueados? O jogo muda com base na história?

SB: Há conexões. Acho que vai ser mais divertido para as pessoas esperarem para ver. Não é algo tão mecânico quanto desbloqueios ou coisas assim. É mais que há momentos na história em que o comportamento no jogo cria outro ramo. Estávamos falando sobre os ramos de decisão; há até mais de 150 caminhos, porque há alguns pequenos momentos em que o que você está fazendo no sim vai ramificar um pouco do que está acontecendo na história.

Você pode nos dar apenas um exemplo de um tipo de escolha em que os jogadores poderão votar?

SB: Vou ter que tentar fazer isso sem spoilers. Então, deixe-me colocá-los em algumas categorias. Temos muitas escolhas que são sobre como os personagens se relacionam, como eles se tratam. Essas são escolhas típicas do estilo Telltale sobre conselhos que eles dão uns aos outros, ou reações ao comportamento de alguém. Há, é claro, escolhas que são como, “Eu soco essa pessoa ou não?” Mas realmente mais em um nível de relacionamento de personagem do que em um nível tático.

BB: Tipo, a razão por trás do soco é baseada no caráter e no relacionamento.

SB: Então também há algumas escolhas em que você vai decidir se Batman, Mulher-Maravilha ou Superman são os únicos a fazer algo, e aceitar as consequências ou colher as recompensas.

E, claro, todos eles têm abordagens diferentes sobre o que é ser um herói.

BB: Esse é realmente o cerne da questão, não é? Eu sei que no começo, na sala dos roteiristas, em todo o processo de construção de uma história, uma das grandes coisas era: “O que significa ser um herói?” E isso significa coisas muito diferentes para Batman, Superman e Mulher-Maravilha. Eles podem ter o mesmo objetivo, mas eles vão fazer isso de maneiras diferentes. Eu acho que esse jogo, essa experiência, como você quiser chamar, é uma maneira muito legal de explorar isso e dar propriedade a essas escolhas.

A Torre do Destino desempenha um papel muito grande nessa história, e foi surpreendente para mim, ver o quão grande será o papel que o lado mágico do Universo DC desempenhará nessa história. O que você pode me dizer sobre isso? Veremos o Doutor Destino aparecer aqui?

SB: Então, não vamos falar sobre spoilers de personagens. Vamos ver onde as coisas vão. Mas a Torre do Destino aparece no primeiro dia. Você sabe que as coisas deram errado porque a Torre do Destino aparece em Gotham. Ela desempenha um papel importante em grande parte da temporada, e seu impacto é sentido por toda parte. A natureza do destino é definitivamente uma parte importante da história.

Brian, eu gostaria de falar sobre a equipe de roteiristas por trás deste jogo. Eu sei que você trabalhou com muitos escritores excelentes. Eu quero saber o que você acha que cada membro da equipe realmente trouxe para este projeto.

BB: Quer dizer, sempre tem o lado da história. Quem sabe o que sobre quais personagens. Eu fiquei no projeto por dois anos. Fizemos muito desenvolvimento. Isso não foi criado da noite para o dia. Pessoas apareceram em diferentes períodos de tempo e ofereceram suas perspectivas sobre os personagens. Gail Simone fez parte do projeto, e ela conhece alguns desses personagens melhor do que podemos esperar conhecê-los. Mas também há pessoas que entendem a história, e que podem não ter tido a história tão profundamente quanto outras, mas acho que apenas entender a natureza humana pode trazer à tona lados de um personagem que você nunca viu antes.

Obviamente, todo mundo está falando sobre o Pinguim e o quão incrível foi aquele final, certo? Eles pegaram um personagem que já existia há muito tempo. Mas eles fizeram essa história incrível a partir da matéria-prima. Acho que fizemos muito disso. O espírito do personagem é o mesmo, certo? Acho que há princípios para cada um desses personagens — eles têm que ser quem são, não importa qual Terra, não importa quem esteja usando a máscara. Há certas características que fazem esse personagem central. Você pode ser fiel a isso enquanto explora algo novo. E acho que tivemos a oportunidade de fazer isso porque começamos do primeiro dia.

O que você mais espera que os jogadores do DC Heroes United descubram ao longo da temporada?

BB: Honestamente, estou tão animado quanto todo mundo. Só quero ver isso se manifestar na realidade. Para mim, tem sido esse conceito, e então realmente vivenciá-lo em tempo real, e então ver quais conversas surgem disso. Ver o quão engajadas essas pessoas estão, o quão apaixonadas elas se tornam por qualquer escolha dada. Para mim, é simplesmente fascinante. Só quero saber como as pessoas vão reagir a isso.

SB: Estou ansioso para ver as reações dos fãs ao poderem ter o tipo de discussão que as pessoas têm sobre histórias em quadrinhos há muito tempo: “Ah, se ao menos os escritores os fizessem fazer algo diferente!”

[Em DC Heroes United ], você tem esse argumento sobre as consequências do que pode acontecer antes que aconteça. Então você não está apenas tendo o argumento nesse vácuo. O sistema inteiro é projetado para ouvir você, e você tem que argumentar sobre isso antes que a decisão feche e então ver se você estava certo ou não.

Depois de anos no fandom de histórias em quadrinhos, sempre que há uma conversa sobre uma decisão tomada em um quadrinho, há alguma discussão sobre o aspecto do “Mandato Editorial”. Parece que esta é a primeira história em que o editor é o coletivo de pessoas assistindo à história.

SB: Ah sim, é muito. Obviamente, há bastante narrativa central porque temos que produzir um show de verdade, certo? Mas eles estão editando um monte de pontos importantes ao longo de toda a temporada. Há muitas possibilidades de ramificação. E a DC tem sido super generosa em nos permitir ter essas variações. Um editor de uma história em quadrinhos está acostumado a um formato linear. As coisas acontecem que eles dizem que acontecem, e os escritores seguem o mandato. E, a propósito, isso não é uma coisa ruim. É um processo criativo legal. A DC tem sido muito generosa e muito inteligente em embarcar em como isso funciona e olhar para todo o espaço de possibilidades como o Mandato Editorial. Tem sido muito divertido. A DC tem sido uma parceira incrível nisso, tornando as coisas melhores e mais conectadas aos fãs de maneiras pelas quais somos muito gratos.

BB: Como alguém que teve fãs dizendo que eu arruinei seu personagem favorito por causa de uma escolha que fiz…

Você matou Guy Gardner, Brian! Eu não esqueci!

BB: Eu fiz. Viu? Ou, Godzilla derrotando o Superman, ou seja lá o que for. Estou ansioso para pular online e jogar um pouco de sombra de volta para os fãs. “Como você pôde escolher C?!”
O Episódio 1 de DC Heroes United já saiu.