As secretarias municipais e entidades de Cachoeira do Sul têm até o dia 22 para indicar eventos que integrarão a programação da 55ª Semana de Cachoeira, que acontece de 8 a 15 de dezembro de 2024. Os eventos devem ser indicados por meio do e-mail [email protected] ou diretamente na Secretaria de Cultura, localizada na Casa de Cultura, na Rua 7 de Setembro. É necessário informar o nome do evento, dia, local, horário, indicação da entidade responsável pela organização e o contato de um responsável pelo evento.
A Semana de Cachoeira foi instituída pela Lei Municipal nº 1.395/1969, pelo então prefeito Honorato de Souza Santos. O objetivo era difundir as possibilidades culturais e socioeconômicas do município, projetando-o nacionalmente. Na época, a programação ocorria no mês de outubro. Em 1971, com a publicação da Lei Municipal nº 2.530, a Semana passou a ser realizada em dezembro, no período entre o Dia da Padroeira do Município, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), e a data que comemora a elevação do município à categoria de cidade (15 de dezembro).