Há sete meses a comunidade do Alto dos Casemiros/Botucaraí em Cachoeira do Sul cobra da Prefeitura a construção de uma nova sobre o Rio Botucaraí, que foi levada pela força da água no dia 23 de maio deste ano. A região é produtora de arroz, soja e criação de gado e necessita da travessia para que moradores e produtores rurais da localidade de Bexiga possam acessar a ERS-403 com destino a Candelária e Rio Pardo.
Esta não é a primeira vez que a ponte de madeira é carregada pela inundação do Rio Botucaraí. Em 2022, a travessia foi atingida e a Prefeitura teve que agir rapidamente. Desta vez, a Secretaria do Interior, informa que foi aprovado um plano de trabalho da Defesa Civil de Cachoeira do Sul para a construção de uma nova ponte no Rio Botucaraí. O valor aprovado é de R$ 2.594.512,25 e prevê uma ponte de concreto de 50 metros.
No local existia uma ponte de madeira, que acabou sendo levada pela enchente do mês de maio. Após analisar o pedido, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional entendeu a necessidade de uma ponte de concreto no local. No entanto, por enquanto, não existe uma definição do início da obra.
PONTE DO BOTUCARAÍ PASSOU POR LEVANTAMENTO COM EMISSÃO DE LAUDO TÉCNICO
Os laudos que embasaram o cadastramento dessa ponte no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) foram elaborados pela OS Engenharia, empresa contratada através de uma articulação da Cacisc junto à classe empresarial (Sindicato Rural, Sinmetel e Gabinete da Crise), sendo parceira da Prefeitura. A empresa emitiu laudo de 28 pontes vistoriadas.