Os superespiões do Universo Marvel

Por
Os superespiões do Universo Marvel
OCNERD!
26 de outubro de 2024 - Superespiões da Marvel / Crédito: Divulgação

Nem todos os heróis e vilões operam abertamente. Alguns preferem o anonimato das sombras. O Universo Marvel não tem escassez de superespiões, alguns trabalhando para o bem, outros para o mal e alguns apenas para o maior lance.

Enquanto muitos dos maiores espiões da Marvel operam sob a bandeira da SHIELD , algumas figuras servem organizações mais sinistras ou simplesmente preferem trabalhar como agentes livres, prometendo sua lealdade a nenhum país ou causa. Alguns espiões até buscaram redenção, alinhando-se com equipes públicas como os Vingadores e usando suas habilidades clandestinas a serviço de salvar o mundo. Mas um agente secreto pode se livrar completamente de seu passado sombrio?

Hoje, vamos desclassificar os maiores espiões do Universo Marvel, de agentes da SHIELD a traidores que deixam todos na dúvida sobre suas verdadeiras lealdades — incluindo eles próprios. 

GUERREIROS SECRETOS (2009) #28 arte de Alessandro Vitti
GUERREIROS SECRETOS (2009) #28 arte de Alessandro Vitti

MÍSTICA

Sem sombra de dúvida, não há melhor mestre do disfarce no Universo Marvel do que Mystique . Ao longo de sua história no Universo Marvel, a infame mutante utilizou seus poderes de mudança de forma como vilã, heroína, ladra, assassina e, claro, como uma espiã mestre.

Sob seu pseudônimo usual Raven Darkhölme, Mystique alcançou uma posição de alto escalão dentro da DARPA, garantindo a ela acesso a muitas armas e inteligência militar dos EUA. Isso levou a um confronto com Carol Danvers em MS. MARVEL (1977) #17 .

Após seu confronto com Carol Danvers, Mystique continuou a usar seus poderes para se infiltrar nos níveis mais altos do governo federal, subindo tão alto que liderou abertamente a Freedom Force patrocinada pelo governo. Enquanto os cúmplices recorrentes de Mystique incluem Dentes de Sabre e a Irmandade dos Mutantes, Raven prioriza seguir sua própria agenda em suas atividades clandestinas. 

MYSTIQUE (2024) #1 arte de Declan Shalvey
MYSTIQUE (2024) #1 arte de Declan Shalvey

NICK FURY SR.

O espião por excelência da Marvel, Nick Fury Sr. liderou a SHIELD em sua campanha para proteger o mundo de ameaças que se escondiam nas sombras. Fury começou a trabalhar para a CIA após a Segunda Guerra Mundial, com a Fórmula do Infinito mantendo-o em seu auge físico por décadas.

Ele fez sua estreia moderna em FANTASTIC FOUR (1961) #21 e se juntou à SHIELD em STRANGE TALES (1951) #135 . Trabalhando como intermediário entre os Estados Unidos e as Nações Unidas, Fury e seus associados da SHIELD interromperam os esquemas de sindicatos sinistros como Hydra e AIM .

Depois de anos liderando a SHIELD e coordenando suas atividades e operações com grupos de super-heróis como os Vingadores, Fury descobriu que a Hydra comprometeu a organização à qual dedicou sua vida em NICK FURY VS SHIELD (1988) . Ele posteriormente desmantelou a agência de inteligência e a reconstruiu do zero.

Nick Fury Sr. caiu em desgraça após derrubar o governo Latveriano em uma operação não sancionada, forçando-o a fugir. Em seu exílio, no entanto, Fury desenterrou uma infiltração Skrull generalizada nos governos mundiais e na comunidade de super-heróis em SECRET INVASION .

Depois de amarrar pontas soltas com Hydra e a poderosa sociedade secreta Leviathan em SECRET WARRIORS , Fury se posicionou na lua. Fury eventualmente assumiria o papel do Invisível, usando os poderes de Uatu, o Observador, para supervisionar o Universo Marvel após ORIGINAL SIN .

NICK FURY VS SHIELD (1988) #1 capa por Jim Steranko
NICK FURY VS SHIELD (1988) #1 capa por Jim Steranko

NICK FURY JR.

A espionagem está enraizada na família Fury e o filho de Nick Fury Sr.,  Nick Fury Jr. , seguiu os passos clandestinos de seu pai para se tornar um superespião talentoso. Como seu pai antes dele, Fury se alistou no Exército dos EUA e lutou no exterior ao lado de seu melhor amigo Phil Coulson . Durante esse período, Fury descobriu a verdade sobre sua ascendência enquanto lutava contra o Taskmaster .

Ao resgatar seu pai das garras do sindicato terrorista internacional Leviathan, Nick Fury Jr. perdeu seu olho em BATTLE SCARS .

Junto com Coulson, Fury se alistou na SHIELD, onde recebeu um dos antigos uniformes de Steve Rogers . Ele tinha grandes botas para preencher enquanto fazia seu nome e provava ser filho de seu pai em cada centímetro. Os Vingadores Secretos encontraram um aliado confiável em Nick Fury sob sua gestão na SHIELD

Nick Fury não precisa de uma agência de inteligência internacional para ser um superespião de primeira linha. Após a dissolução da SHIELD após a tomada do governo dos EUA pela Hydra em SECRET EMPIRE , Fury trabalhou como um agente independente. Ele embarcou em suas próprias aventuras solo contra a Hydra em NICK FURY (2017) de James Robinson e ACO . 

NICK FURY (2017) #1 arte por ACO
NICK FURY (2017) #1 arte por ACO

COLINA MARIA

Uma estrategista talentosa, Maria Hill opera no auge da aptidão física humana. Seu treinamento extensivo em uma variedade de técnicas e armas de combate armado e corpo a corpo a torna uma das figuras de espionagem mais temíveis do Universo Marvel.

Quando Nick Fury Sr. foi demitido da SHIELD após um golpe não sancionado na Latvéria durante a GUERRA SECRETA (2004) por Brian Michael Bendis e Gabriele Dell’Otto , Maria Hill o substituiu como a nova Diretora. Inicialmente, Hill manteve um relacionamento mais contencioso com a comunidade de super-heróis do que seu antecessor, especialmente após a criação dos Novos Vingadores.

O mandato de Hill como Diretora da SHIELD a viu navegar por um momento especialmente tumultuado para o Universo Marvel. De perseguir heróis não registrados na GUERRA CIVIL a lidar com infiltrados Skrull em INVASÃO SECRETA, a SHIELD assumiu um papel muito proeminente durante este período.

Na esteira dessa agitação, o governo dissolveu a SHIELD e instalou a HAMMER em seu lugar, com Norman Osborn no comando. Para evitar que segredos classificados caiam nas mãos de Osborn, Hill foge, colaborando com o Homem de Ferro e a Viúva Negra como um fugitivo. Após a morte de Osborn e HAMMER, Hill retornou do exílio para eventualmente liderar a SHIELD reinstaurada mais uma vez.

INVASÃO SECRETA (2008) #5 arte de Leinil Francis Yu
INVASÃO SECRETA (2008) #5 arte de Leinil Francis Yu

Viúva Negra

Muitas vezes considerada uma das mulheres mais mortais do Universo Marvel, a Viúva Negra subiu na hierarquia da União Soviética como sua espiã mais eficaz antes de finalmente encontrar a redenção como uma super-heroína e Vingadora.

Introduzida em TALES OF SUSPENSE (1959) #52 , a Viúva Negra cruzou pela primeira vez o caminho do Universo Marvel quando se infiltrou nos negócios de Tony Stark para extrair seus segredos tecnológicos.

Desde cedo, Natasha Romanoff treinou para se tornar a espiã definitiva em um programa soviético classificado conhecido como Sala Vermelha. Lá, ela conheceu o Soldado Invernal , que frequentemente servia como um de seus instrutores. O tempo de Natasha na Sala Vermelha lança uma longa sombra sobre ela, alimentando seu impulso em direção à redenção.

A Viúva Negra superou sua programação mental em VINGADORES (1963) #30 e se juntou aos Heróis Mais Poderosos da Terra, um primeiro passo em sua jornada de expiação. Apesar de operar sob os olhos do público, Natasha Romanoff permanece ativa na comunidade de inteligência, seja a serviço da SHIELD ou liderando suas próprias investigações independentes.

A saída de Natasha da Sala Vermelha não passou despercebida pela União Soviética. Yelena Belova , a Viúva Branca, treinou duro para superar a traidora Viúva Negra antes de embarcar em sua própria jornada de redenção.

VIÚVA NEGRA: VENOMOUS (2024) #1 arte de Luciano Vecchio
VIÚVA NEGRA: VENOMOUS (2024) #1 arte de Luciano Vecchio

Phil Coulson

Todo espião precisa de um associado em quem possa confiar. Para Nick Fury Jr., Phil Coulson desempenhou esse papel por muito tempo. Lutar juntos no exército aproximou Coulson e Fury, com Coulson seguindo seu amigo para o mundo de alto risco da SHIELD depois que ambos deixaram o serviço.

Muito antes de seguir carreira em espionagem, Coulson possuía um conhecimento quase enciclopédico do Universo Marvel, mantendo fichas sobre todos os seus heróis e vilões. Coulson conseguiu colocar seu conhecimento de super-herói em bom uso como um agente da SHIELD. Ele se reportou diretamente a Maria Hill após ser nomeado Comandante Supremo de Operações Especiais da SHIELD em SHIELD (2014) #1 por Mark Waid e Carlos Pacheco .

Quando a Hydra criou um Capitão América maligno em SECRET EMPIRE, o impostor Steve Rogers ordenou o assassinato de Phil Coulson. Mais tarde, Mephisto manipulou a ressurreição do agente secreto, colocando-o contra os heróis que ele admirava em VINGADORES (2018) #10 . As Joias do Infinito restauraram Coulson aos seus sentidos em THANOS ANNUAL (2024) #1 .

SHIELD (2014) #4 arte de Chris Sprouse
SHIELD (2014) #4 arte de Chris Sprouse

AGENTE 13

Sharon Carter cresceu ouvindo histórias sobre sua tia Peggy lutando ao lado do Capitão América na Segunda Guerra Mundial, apaixonada por suas façanhas de guerra. Inspirada, Sharon seguiu os passos de sua tia e se juntou à SHIELD, rapidamente subindo na hierarquia como uma das principais agentes de campo da organização em TALES OF SUSPENSE (1959) #75 . Por um tempo, Sharon trabalhou diretamente com Nick Fury Sr.

O presidente promoveu Sharon a uma posição de liderança dentro da SHIELD em CAPTAIN AMERICA (1968) #144 . Ela liderou a Femme Force, treinando a próxima geração de mulheres na agência de inteligência em sua luta contra a Hydra.

Em CAPTAIN AMERICA (1998) , Sharon se tornou a Diretora Executiva da SHIELD e liderou toda a organização no ínterim, enquanto Fury cuidava de outros assuntos urgentes que exigiam sua atenção direta.

Desde então, Sharon se tornou mais ativa na comunidade de super-heróis, seja como uma das Vingadoras Secretas ou trabalhando com sua própria equipe de super-heróis, as Filhas da Liberdade, que ela recrutou pessoalmente em CAPTAIN AMERICA (2018) #7  por Ta-Nehisi Coates  e Adam Kubert .

Depois de ser pareada com o Capitão América, Sharon Carter formou um romance intermitente com o herói da Segunda Guerra Mundial.

CAPITÃO AMÉRICA (2012) #8 por John Romita Jr.
CAPITÃO AMÉRICA (2012) #8 por John Romita Jr.

ESPIÃO MESTRE

Os muitos supervilões de capa e espada do Universo Marvel espreitam nas sombras, especialmente quando se trata do mundo da espionagem e intriga. Apropriadamente chamado de Spymaster , este notório espião industrial rouba segredos comerciais, sabota projetos classificados e até assassina alvos de alto perfil.

Spymaster frequentemente se apresenta como um adversário amargo do Homem de Ferro, vendendo seus serviços para organizações como a AIM ou indivíduos ricos como Justin Hammer e Norman Osborn. Em sua missão de maior sucesso até o momento, Spymaster roubou designs das armaduras do Homem de Ferro de Tony Stark e os vendeu para Hammer.

Quando a identidade de Stark como Homem de Ferro se tornou de conhecimento público, o Mandarim contratou Spymaster para assassiná-lo. Visando o amigo de longa data e motorista de Tony como isca, Spymaster matou Happy Hogan em THE INVINCIBLE IRON MAN (2004) #13 . Isso fez do Spymaster um inimigo ainda mais pessoal do Homem de Ferro, alguém que continua a atormentar Stark e seus interesses comerciais.

O INVENCÍVEL HOMEM DE FERRO (2004) #13 arte de Patrick Zircher
O INVENCÍVEL HOMEM DE FERRO (2004) #13 arte de Patrick Zircher