Na próxima quarta-feira (30), às 19 horas, no auditório da Sicredi, a Prefeitura de Cachoeira do Sul promoverá um encontro com o objetivo de qualificar as ações de ajuda humanitária e o cadastro de voluntários (pessoas físicas e jurídicas) para o enfrentamento de futuros desastres. A ação conta com a coordenação da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Inclusão Social, qualificando mais uma meta do Programa Cachoeira do Sul Resiliente.
As iniciativas populares são fundamentais no enfrentamento das graves crises que a humanidade está vivenciando e, neste ano, essa necessidade foi sentida de perto. Paralelamente às ações em andamento, as instituições públicas e privadas, civis e militares envolvidas estão realizando um “debriefing” sobre o maior desastre climático ocorrido no Rio Grande do Sul. O evento de chuvas intensas, classificado como uma inundação decamilenar, assim como a recorrência de diferentes eventos adversos, demonstra a necessidade de avaliação, validação ou renovação de protocolos.
QUALIFICAÇÃO – A qualificação do serviço voluntário torna-se indispensável em cenários de desastres. Por isso, a preparação e o treinamento adequado dos voluntários são fundamentais para garantir uma atuação coordenada, eficiente e segura, evitando retrabalho e reduzindo possíveis falhas e até mesmo fraudes no processo de atendimento às famílias.
Cachoeira do Sul conta com uma rede de solidariedade por meio de iniciativas da sociedade civil organizada e de ações individuais que têm feito a diferença em todos os eventos adversos. Esta atividade busca aproximar todas as iniciativas privadas e públicas em um sistema que permita otimizar as ações, garantindo melhor atendimento à população afetada.
Estão convidados a participar associações, clubes de serviço, instituições, empresas e cidadãos que já realizam ou desejam contribuir com ações de resposta. Durante o evento, também será lançado o novo modelo de cadastro de voluntários e as formas de atuação em desastres. Naturalmente, em momentos de desastre, há um aumento na procura de pessoas querendo atuar como voluntárias. Contudo, para garantir a segurança das ações e dos envolvidos, bem como manter o planejamento em execução, o cadastro e a preparação dos voluntários devem ocorrer em períodos de normalidade, preparando-os para o momento de atuação.