Leandro Balardin (PSDB) é oficialmente o prefeito eleito de Cachoeira do Sul, ao lado de sua vice, a professora Dulce Lopes. Embora a apuração dos votos do eleitorado cachoeirense ainda esteja em andamento, os números contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o momento chancelam Balardin como o nome que irá comandar a Prefeitura de Cachoeira do Sul pelo período de 2025 a 2028. Leandro Balardin chega ao Paço Municipal de Cachoeira do Sul depois de disputar quatro eleições seguidas, desde o ano de 2012.
Até as 18h45min deste domingo, Balardin havia feito 15.274 (40,64%) votos, contra 12.081 (32,14%) votos para Hilton De Franceschi, o segundo colocado nas eleições 2024 em Cachoeira do Sul. Confira a performance dos demais candidatos a prefeito de Cachoeira do Sul com 83,94% das urnas apuradas: Ronaldo Trojahn fez 4.510 votos (12%), Vinícius Cornelli com 4.260 votos (11,33%), Mauro Falcão com 786 votos (2,09%) e Paulo Schwab com 674 votos (1,74%). (Confira uma biografia resumida do prefeito eleito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, abaixo da publicidade)
QUEM É LEANDRO BALARDIN, PREFEITO ELEITO DE CACHOEIRA DO SUL NAS ELEIÇÕES 2024
Leandro Tittelmaier Balardin é natural de Cachoeira do Sul, nascido em 30 de abril de 1974. Filho do advogado, ex-vereador e comissário de Polícia aposentado Délcio Pauli Balardin e da professora Vera Balardin, começou a trabalhar aos 14 anos de idade como empacotador de supermercado. Trabalhou ainda por sete anos na Assembleia Legislativa como assessor parlamentar.
Sua trajetória política inclui dois mandatos como vereador em Cachoeira do Sul, ocupando cargos entre 2005 e 2012. De perfil combativo na tribuna, se destacou por ser um opositor do ex-prefeito Sergio Ghignatti, do qual era um crítico contumaz. Durante um ano, presidiu a Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul.
Ao longo de sua carreira, também exerceu funções de destaque no governo do Rio Grande do Sul. Foi secretário de Trabalho e Ação Social em Porto Alegre e trabalhou na gestão estadual durante o mandato da ex-governadora Yeda Crusius.
Na Prefeitura de Porto Alegre, durante a gestão do então prefeito Nelson Marchezan Júnior, exerceu o cargo de diretor de Trabalho, Emprego e Renda da prefeitura e ocupou interinamente, em duas ocasiões, a função de secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte. Por dois meses, esteve na coordenação-geral do Gabinete do prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Foi ainda presidente da Comissão Municipal de Emprego de Porto Alegre e representou a prefeitura da Capital no Conselho Fiscal da Ceasa (gestão 2018/2019), no Conselho Estadual de Turismo (Conetur) e no Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Leandro Balardin foi ainda secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre.
Balardin tem formação superior em Direito e é conhecido por seu envolvimento com causas ligadas à educação no trânsito, saúde no esporte e cultura tradicionalista. Como produtor e gestor cultural, coordenou por décadas junto com o pai e a mãe em Cachoeira do Sul o Festival Gaúcho Estadual Estudantil (Fegaes), considerado o maior festival estudantil do Rio Grande do Sul.
Foi também presidente fundador da Associação dos Motociclistas do RS, além de atuar ativamente na organização de eventos culturais voltados à juventude. Leandro Balardin também é escoteiro com histórico de participação em entidades desse segmento.
Em 2010, Leandro Balardin viveu um delicado drama familiar com a perda precoce da filha num acidente de trânsito. Vera Emanuelli Balardin tinha 16 anos e estava na carona de uma moto Honda Twister 150 que bateu de frente contra um VW Golf na Avenida Brasil, no cruzamento do antigo Bar Azul.