Debate da Vale 99.1 FM: o que disseram os candidatos a prefeito de Cachoeira do Sul

Por
Debate da Vale 99.1 FM: o que disseram os candidatos a prefeito de Cachoeira do Sul
ELEIÇÕES 2024
4 de outubro de 2024 - Debate da Rádio Vale 99.1 FM reuniu os seis candidatos a prefeito de Cachoeira do Sul numa última oportunidade de apresentação de propostas e confrontos antes da votação no domingo (6) / Foto: Milos Silveira/OC

A Rádio Vale 99.1 FM promoveu na noite desta quinta-feira (3) no prédio da Rede Fan de Comunicação, o último debate entre os candidatos a prefeito de Cachoeira do Sul antes da eleição que definirá o pleito, no próximo domingo (6). Pela ordem das poltronas, Hilton De Franceschi (Republicanos), Vinícius Cornelli (PT), Mauro Falcão (PDT), Paulo Schwab (PRD), Ronaldo Trojahn (PL) e Leandro Balardin (PSDB) tiveram a oportunidade de se dirigir ao eleitorado para expor propostas e ideias para o futuro de Cachoeira do Sul para os próximos quatro anos.

Para o diretor da Rede Fan de Comunicação, Rogério Germanos, o debate promovido pela Vale 99.1 FM foi uma forma de contribuir para o processo democrático, ajudando o eleitor a tomar a melhor decisão para o futuro de Cachoeira. “Nosso propósito, desde quando começamos a idealizar a realização do debate, foi oferecer ao eleitor uma última chance de poder analisar as propostas daqueles que postulam a cadeira de prefeito de Cachoeira do Sul. Com as cartas todas postas na mesa, fica mais fácil, é possível ter uma maior clareza sobre a melhor decisão a ser tomada para o futuro de Cachoeira do Sul”, destacou o diretor.

Os seis candidatos puderam apresentar suas ideias para o Município e discutirem projetos, além de trocarem questionamentos entre si e responderem sobre temas que impactam diretamente a comunidade cachoeirense. O debate da Vale 99.1 FM teve a mediação dos jornalistas Ronaldo Tonet e Dalcira de Oliveira.

A transmissão foi pela emissora, redes sociais da Vale 99.1 FM e canal do YouTube da Rede Fan de Comunicação, além do Portal OCorreio.

 

DEBATE DA RÁDIO VALE 99.1 FM

PRINCIPAIS PROPOSTAS QUE O PORTAL OCORREIO VIU:

HILTON DE FRANCESCHI (REPUBLICANOS) – 10

Saúde

O candidato pretende desenvolver um trabalho multidisciplinar na área da saúde, com acolhimento das pessoas que se encontram na fila do SUS. No entendimento dele, esse acolhimento é necessário para que a rede de atendimento possa entender a real situação do paciente para um encaminhamento mais assertivo para um especialista, por exemplo.

 

Desenvolvimento econômico

Hilton De Franceschi afirma que Cachoeira do Sul tem capacidade para atrair indústrias e que sua gestão trabalhará de maneira efetiva para isso. Também pretende estreitar os laços com os empresários já estabelecidos na cidade. Além disso, afirma que seu governo trabalhará incansavelmente para melhorar os acessos à cidade para atração de novos investidores.

 

Fala, Hilton De Franceschi!

“Cachoeira é a 32ª cidade que mais arrecada no Estado. No ranking da gestão, está na 389ª posição. É muito claro que essa cidade não tem gestão. Por isso falta remédio, falta calçamento, falta infraestrutura. Precisamos eleger um prefeito que use mais o cérebro e menos as pernas. A mudança de Cachoeira é de perfil na gestão. Cachoeira é uma cidade rica, mas vivemos como miseráveis em cima do ouro”.

 

VINÍCIUS CORNELLI (PT) – 13

Saúde

O candidato pretende reorganizar a Secretaria Municipal da Saúde. Promete também contratar médicos especialistas para evitar que os cachoeirenses viajem longas distâncias em busca de atendimento. Afirma ainda que colocará os postos de saúde mais próximos das comunidades, bem como ampliará e equipará as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Na área de proteção animal, pretende promover castrações em massa com a terceirização desse serviço.

 

Educação

Vinícius Cornelli quer consolidar a vinda do Instituto Federal Farroupilha para Cachoeira do Sul. Além disso, pretende investir forte na educação de base como forma de proteger as futuras gerações de diversos males, como drogadição, prostituição, entre outros.

 

Fala, Vinícius Cornelli!

“Somos do time do Lula em Cachoeira do Sul. Precisamos reorganizar a casa, com servidores qualificados e bem remunerados ao lado da gestão. Cachoeira vive hoje uma situação de desmonte em todas as áreas. Cachoeira tem que parar de pensar pequeno e se espelhar nos grandes municípios brasileiros. Temos acesso livre ao governo federal para buscar tecnologias e inovação em diversas áreas”.

 

MAURO FALCÃO (PDT) – 12

Internet para reduzir distâncias no meio rural

O candidato propõe criar o que ele chama de “estradas virtuais” nas localidades do interior de Cachoeira do Sul. A proposta consiste na expansão de redes com melhor sinal de internet no meio rural, o que possibilitaria que estudantes pudessem estudar remotamente, sem necessidade de deslocamento principalmente em períodos chuvosos, quando as estradas ficam em péssimas condições. O mesmo sistema se aplica à área da saúde no meio rural, por meio de teleatendimento, telemedicina e teleconsultas.

 

Saúde

Mauro Falcão propõe melhorar sistema de oferta e procura na saúde com contratação de mais médicos, inclusive com possibilidade de acordo com consórcios internacionais, além da implantação telemedicina. O trabalhista falou bastante sobre a necessidade de o município assumir a frente na busca por tratamentos mais eficazes contra o câncer para que os pacientes não fiquem limitados à quimioterapia como única opção.

 

Fala, Mauro Falcão!

“Procuramos hoje estabelecer uma diferença entre o grau político e o grau técnico. Não deixamos respostas vazias. Não tenho perfil político. Não quero fazer da política uma profissão. Vou enfrentar questões impopulares para resolver graves problemas da área da saúde. Qual espírito do teu voto? É individual ou coletivo? Infelizmente, a velha política se resume a adesivos e mais bandeiraços.”

 

PAULO SCHWAB (PRD) – 25

Estradas do interior

O candidato bate insistentemente na tecla de que, “da porteira para dentro, tudo se produz, o produtor faz a sua parte e está muito bem”. O problema, sustenta Schwab, está da porteira para fora, com estradas totalmente destruídas. O candidato afirma ter um programa específico dentro do seu plano de governo para atacar fortemente os problemas de estradas e pontilhões no interior de Cachoeira do Sul.

 

Soluções em diversas áreas

Em suas perguntas e respostas, Paulo Schwab discorreu sobre diversos temas, como buscar mecanismos para atacar males sociais como alcoolismo, drogadição, prostituição e pedofilia. Também ressaltou a necessidade de uma maior industrialização para Cachoeira, com beneficiamento da matéria-prima agrícola produzida no município para agregar valor. Falou ainda sobre fortalecer o turismo em Cachoeira, que é uma cidade histórica, com um rio perfeito para esportes aquáticos e um tradicionalismo forte nos CTGs.

 

Fala, Paulo Schwab!

“O PRD me convidou para um desafio. Nos juntamos, o Chiquinho e eu, e montamos um plano de governo. Educação, saúde e segurança serão prioridades. O interior precisa de estradas e pontes acessíveis. Nossos bairros encontram-se em extrema dificuldade. Emprego e renda faltam nessa cidade, que onde se planta tudo e tudo dá. Temos belezas históricas, tradicionalismo, temos tudo pra voltarmos a ser industriais numa indústria sem chaminé, que é a indústria do turismo”.

 

RONALDO TROJAHN (PL) – 22

Bem-estar animal e infraestrutura urbana

O candidato promete trabalhar pela adoção responsável dos animais e fortalecer a política de castrações. Afirma ainda que irá buscar recursos federais e emendas parlamentares com rubrica específica para a área animal. Na área de infraestrutura, afirma que fará mutirões de tapa-buracos e irá refazer calçamentos irregulares. Assegura ainda que irá trabalhar para impedir a elevação da Ponte do Fandango “para evitar que a cidade fique mais de ano isolada”.

 

Educação

Ronaldo Trojahn afirma que seu governo irá capacitar os professores, bem como valorizará a escolha de diretores de escolas pela comunidade escolar. Pretende ainda instituir tempo integral com atividades extracurriculares.

 

Fala, Ronaldo Trojahn!

“Eu me sinto experimentado para ser o prefeito desta cidade. Os buracos serão o primeiro problema que eu irei atacar. Sei trabalhar com parcerias. Os funcionários são a solução. Faremos mutirões nas estradas do interior. Para gerar emprego e renda, precisamos unir esforços para atração de novas empresas e não mandar nossos jovens embora. Também iremos fortalecer a área do porto para atração de novas indústrias”.

 

LEANDRO BALARDIN (PSDB) – 45

Cidade e interior

O candidato pretende criar duas capatazias rurais, unificando as pastas de Agricultura e Interior numa Secretaria de Desenvolvimento Rural. Pretende ainda implantar o retorno das patrulhas rurais, com mutirões regionalizados com engenheiros e arquitetos para recuperação de ruas e estradas. Afirma que começará seu governo “com mais calceteiros do que CCs (cargos em comissão)”. Promete também promover uma ação civil popular contra a elevação da Ponte do Fandango para evitar que a cidade fique isolada por mais de seis meses.

 

Educação

Na área da educação, Leandro Balardin destacou que pretende valorizar os monitores, auxiliando esses profissionais com atendimento psicológico, valorização salarial e a criação de chefe de equipe para elaboração de grade de escalas e horas extras.

 

Fala, Leandro Balardin!

“Aqui eu trabalho, aqui eu luto para que essa cidade possa voltar a crescer e se desenvolver. Me esforcei ao máximo para chegar ao maior número de residências. Das últimas quatro eleições municipais, o único que se manteve até hoje como candidato a prefeito foi eu.  Nosso compromisso é fazer tudo o que nos comprometemos ao longo dessa campanha. Nem a velha é nem a nova política, mas a boa política”.

 

CONFIRA A ÍNTEGRA DO DEBATE DA VALE 99.1 FM: