A prefeita Angela Schuh recebeu a advogada Michele Santos, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPCD), Elisangela Rodrigues, e a presidente da Associação Municipal dos Autistas de Cachoeira do Sul (AMA), Bruna Azevedo, ocasião em que apresentou ao grupo o termo de compromisso para o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (CRR).
No documento, o Município assume o compromisso de ser referência na região para as questões do autismo, seguindo critérios técnicos estabelecidos, com o objetivo de atender os casos graves, severos e refratários da região, além de apoiar o trabalho matriciador no Centro Macrorregional de Referência em TEA da macrorregião Vales. O encontro também foi uma oportunidade para abordar outros assuntos:
– Termo de fomento
A Prefeitura de Cachoeira do Sul já encaminhou para o setor de contratos o Termo de Fomento para a destinação de R$ 50 mil à AMA, através do Mococa. O recurso é de uma emenda parlamentar do então deputado federal Marlon Santos.
– CAS
Início das tratativas para definir o local que poderá receber o Centro de Atendimento em Saúde (CAS), que atuará diretamente com terapias para autistas, através de uma equipe médica e multidisciplinar, com atendimentos gerenciados pelo Sistema de Regulação de Consultas Especializadas do SUS (Gercon). Para a implantação do CAS, a destinação mensal será de R$ 80 mil, e a contratação dos profissionais será feita diretamente pelas entidades. Em encontro neste mês de setembro com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, houve a autorização do Governo do Estado para que o município, em conjunto com a AMA, apresente um projeto técnico para a implementação do CAS.