Prefeitura e Rotary firmam parceria pela preservação do Jacuí

Por
Prefeitura e Rotary firmam parceria pela preservação do Jacuí
CACHOEIRA DO SUL
30 de setembro de 2024 - Crédito: Patricia Miranda

A prefeitura de Cachoeira do Sul, através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, firmou uma parceria com o Rotary Club Princesa do Jacuí para desenvolver um projeto-piloto de preservação, conscientização, manutenção e reflexão sobre o Rio Jacuí.

O projeto tem como lema “Rio Jacuí nossa herança, nossa responsabilidade”, foi elaborado e será coordenado por rotarianos. A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) participará com disponibilidade e autorização das escolas EMEF Milton da Cruz, EMEF Dora Abreu, EMEF Honorato de Souza Santos, EMEF Getúlio Vargas e EMEF Alarico Ribeiro. A secretária de Educação, Solanje Louzada, relata que as escolas foram escolhidas pelos organizadores do projeto e que a ideia é promover a capacidade autocrítica da situação de nosso recurso natural, contextualizando sua realidade, passado e futuro. O objetivo será a manutenção para nossas gerações futuras, como o enfoque na preservação ambiental.

O projeto será desenvolvido em duas etapas. No primeiro momento, a Secretaria de Meio Ambiente, através da coordenação do secretário Alisson Boÿink, promoverá palestras com enfoque na preservação ambiental. Os 5º anos e os 9º anos foram selecionados pelos organizadores do projeto para participarem das palestras.

A segunda etapa será um concurso de desenho do Rio Jacuí, para as turmas de 5º ano, com o objetivo de promover a capacidade crítica e de reprodução da visão das crianças e adolescentes, referenciando o tema abordado. Já para os alunos dos 9º anos será proposto o concurso de poemas, buscando contextualizar a situação ambiental do Rio Jacuí. Ambos os concursos terão avaliação e apreciação a cargo dos responsáveis pelo projeto.

O Rotary já iniciou as visitas às escolas.

Solanje reforça ainda que o projeto está diretamente ligado aos conteúdos curriculares, conforme a BNCC, além de existir uma flexibilidade de trabalhar temas como meio ambiente, no quesito de transversalidade e multidisciplinaridade da legislação educacional em vigor.