Dungeons & Dragons: tudo sobre o maior RPG da História

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Dungeons & Dragons: tudo sobre o maior RPG da História
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26 de setembro de 2024 - Dungeons&Dragons / Crédito: Freepik

Dungeons & Dragons, ou simplesmente D&D, é o mais icônico e influente jogo de RPG (role-playing game) de mesa da História. Criado por Gary Gygax e Dave Arneson e lançado pela primeira vez em 1974 pela TSR (Tactical Studies Rules), D&D estabeleceu as bases para o gênero de RPGs e moldou a cultura pop de maneiras que ainda reverberam até hoje, com influências diretas em videogames, filmes, séries de TV e até na forma como interagimos com histórias de fantasia.

As origens de Dungeons & Dragons

A origem de Dungeons & Dragons está enraizada em jogos de guerra, que eram populares entre entusiastas de miniaturas militares no final da década de 1960 e início da década de 1970. Gary Gygax, um desses entusiastas, desenvolveu um jogo chamado Chainmail, que usava miniaturas para simular batalhas medievais. Foi durante este período que Gygax conheceu Dave Arneson, que havia introduzido um conceito inovador em seu próprio jogo de guerra: ao invés de apenas comandar exércitos, os jogadores controlariam heróis individuais, com personalidades únicas, características e habilidades específicas.

Essa mudança foi revolucionária, pois permitiu que os jogadores interpretassem personagens singulares, ao invés de comandar exércitos inteiros. A partir dessa ideia, Gygax e Arneson trabalharam juntos para desenvolver o que viria a se tornar Dungeons & Dragons, um jogo onde os jogadores poderiam assumir o papel de guerreiros, magos, ladinos e clérigos, explorando mundos fantásticos, enfrentando monstros e resolvendo mistérios.

Como funciona Dungeons & Dragons

O funcionamento de Dungeons & Dragons é o que diferencia o jogo dos tradicionais jogos de tabuleiro. Ao invés de regras rígidas e objetivos claros, D&D é um jogo muito mais aberto, onde a narrativa e a improvisação desempenham um papel central. Cada sessão de D&D é guiada por um Mestre de Jogo (ou Dungeon Master, DM), que é responsável por narrar a história, descrever o mundo ao redor dos jogadores e controlar os eventos e NPCs (personagens não-jogadores) que eles encontram.

Dungeons&Dragons / Crédito: Freepik

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Os jogadores, por sua vez, criam personagens detalhados, escolhendo uma raça (humanos, elfos, anões, etc.), uma classe (guerreiro, mago, clérigo, etc.) e um histórico para seus personagens. Esses personagens crescem em poder e complexidade à medida que avançam no jogo, ganhando níveis de experiência, habilidades e equipamentos ao derrotar inimigos e superar desafios.

O sistema de regras de D&D usa dados poliédricos para determinar o sucesso ou fracasso das ações dos personagens, sendo o dado de 20 lados (d20) o mais emblemático do jogo. O sucesso de uma ação depende tanto da rolagem do dado quanto das habilidades do personagem e da dificuldade da tarefa imposta pelo Mestre de Jogo.

As diferentes edições de D&D

Desde o seu lançamento, Dungeons & Dragons passou por várias edições, cada uma trazendo mudanças e refinamentos ao sistema de jogo. A primeira edição, conhecida como “Original D&D”, era bastante simples em comparação com as edições modernas, e os jogadores eram fortemente incentivados a usar sua imaginação para preencher lacunas nas regras.

Com a crescente popularidade do jogo, a TSR lançou o Advanced Dungeons & Dragons (AD&D) em 1977, que introduziu regras mais detalhadas e mecânicas de jogo mais complexas. A segunda edição de AD&D, lançada em 1989, manteve o espírito do jogo original, mas suavizou algumas das regras mais rígidas e tornou o jogo mais acessível a novos jogadores.

Em 2000, a Wizards of the Coast, que adquiriu a TSR em 1997, lançou a terceira edição de Dungeons & Dragons, que foi um divisor de águas na popularidade do jogo. A terceira edição introduziu o conceito de sistema d20, que simplificou as mecânicas de jogo e permitiu uma maior flexibilidade nas criações dos jogadores. Isso foi seguido pela quarta edição em 2008, que tentou modernizar o jogo, mas recebeu críticas por tentar se aproximar demais de sistemas de videogames.

Em 2014, a quinta edição de D&D foi lançada e rapidamente se tornou um sucesso. Esta edição retornou a um estilo de jogo mais narrativo e simples, equilibrando regras e flexibilidade para oferecer a melhor experiência tanto para novos jogadores quanto para veteranos. A quinta edição ajudou a trazer uma nova geração de fãs, em grande parte impulsionada pela crescente popularidade do jogo em mídias como podcasts e programas de streaming.

Dungeons&Dragons / Crédito: Freepik

Dungeons&Dragons / Crédito: Freepik

O impacto cultural de D&D

Dungeons & Dragons não é apenas um jogo. Ele se tornou um marco cultural, influenciando diversas áreas do entretenimento e da arte. Desde os anos 1980, o jogo foi uma inspiração direta para muitos dos maiores desenvolvimentos em jogos eletrônicos, particularmente RPGs. Títulos como Final Fantasy, The Elder Scrolls, Baldur’s Gate e World of Warcraft devem muito à fundação criada por D&D em termos de jogabilidade, desenvolvimento de personagens e construção de mundos.

Além disso, D&D também desempenhou um papel central em promover o conceito de narrativa colaborativa, onde os jogadores trabalham juntos para criar uma história compartilhada. Esse estilo de jogo influenciou diretamente a criação de jogos de RPG de mesa e videogames, assim como outras formas de mídia.

Dungeons & Dragons também se tornou parte da cultura pop através de sua presença em programas de TV, filmes e até música. Séries como Stranger Things, onde os personagens jogam D&D, ajudaram a reacender o interesse pelo jogo. Programas de streaming como Critical Role e The Adventure Zone atraíram milhares de espectadores ao mostrar sessões de D&D jogadas por atores e comediantes.

O futuro de Dungeons & Dragons

Com quase 50 anos de história, Dungeons & Dragons continua a crescer e se expandir. O lançamento de novos livros de regras, aventuras e campanhas, bem como adaptações para mídias digitais e até filmes em produção, garantem que D&D continuará sendo uma força poderosa no mundo dos RPGs e da cultura pop.

Além disso, a crescente inclusão de novas vozes e a diversidade de jogadores e criadores está moldando o futuro de Dungeons & Dragons, tornando-o mais acessível e representativo. O jogo que começou como uma paixão de um pequeno grupo de entusiastas de jogos de guerra agora se tornou um fenômeno global, reunindo milhões de jogadores em torno de mesas (ou telas) para contar histórias fantásticas, desafiadoras e inesquecíveis.

Dungeons & Dragons não apenas definiu o gênero de RPG de mesa, mas continua a ser o padrão pelo qual todos os outros jogos são medidos, provando que a imaginação coletiva não tem limites.