SESC Mesa Brasil: “Conseguimos que os alimentos chegassem”

Por
SESC Mesa Brasil: “Conseguimos que os alimentos chegassem”
ENTREVISTA
24 de setembro de 2024 - Crédito: Vale FM 99.1

A nutricionista do SESC Mesa Brasil em Cachoeira do Sul, Débora Martins, foi entrevistada pelo comunicador Francis Soares, no programa Vale Notícias, da Rádio Vale FM 99.1. Durante a conversa, Débora abordou as ações realizadas pelo SESC Mesa Brasil em resposta às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e destacou as iniciativas de entrega de alimentos realizadas na cidade e em regiões afetadas.

Débora relatou como a parceria com o Mesa Brasil do Estado foi fundamental no período pós-enchente, permitindo a arrecadação e distribuição de alimentos para a população necessitada. “Nós conseguimos, com o apoio de diversos parceiros, garantir que alimentos chegassem às pessoas que mais precisavam, especialmente em um momento tão delicado”, afirmou.

A entrevitstada ainda explanou sobre as atividades previstas para outubro, mês que marca o Dia Mundial da Alimentação, no dia 16. Ao longo da semana de 14 a 18 de outubro, o SESC promoverá, no Sesquinho, um evento focado na preparação de alimentos saudáveis para crianças, contando com a participação de nutricionistas. Paralelamente, as inscrições para o concurso culinário de instituições já estão abertas. O objetivo do concurso é incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, com receitas que utilizem sementes e cascas, promovendo práticas mais sustentáveis.

Ao longo da semana, encerrando no dia 27 de outubro, as entidades podem enviar suas receitas para o concurso. “Algumas já enviaram, e teremos um júri para escolher a vencedora”, comentou Débora. O convite para apresentar a campeã no Vale Notícias já foi feito pelo Francis Soares.

Além disso, Débora ressaltou que o SESC Mesa Brasil realiza de oito a dez ações educativas mensais, abrangendo temas como cidadania, gestão para instituições, ação social e sustentabilidade. A nutricionista destacou que, no fim do ano, será realizada uma homenagem aos parceiros do programa, com a apresentação de uma prestação de contas das doações arrecadadas e distribuídas ao longo do ano.

O programa aceita doações de alimentos vindas de qualquer fonte, sejam grandes empresas ou pequenas plantações familiares. “Nós temos um caminhão e uma equipe preparada para buscar doações, seja de frutas, legumes ou outros alimentos. Não fazemos distinção, mas sempre incentivamos o consumo de produtos mais saudáveis, especialmente aqueles da agricultura familiar”, afirmou Débora.

“Nós dependemos das parcerias para continuar nosso trabalho. E estamos sempre abertos para receber qualquer tipo de contribuição, porque todo alimento é bem-vindo”

– nutricionista do SESC Mesa Brasil em Cachoeira do Sul, Débora Martins

O trabalho do SESC Mesa Brasil em Cachoeira do Sul e sua ampla rede de doadores e colaboradores regionais e nacionais buscam promover uma alimentação mais saudável e sustentável.