A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul recebeu, nesta semana, 43 kits LEGO Braille Bricks, através de uma iniciativa da Fundação Dorina Nowill para cegos, em parceria com a Fundação Lego.
Os kits são compostos por peças que representam o alfabeto Braille e a respectiva letra/número impressa, tornando-se um poderoso recurso no processo de alfabetização, inclusão e lazer de crianças com e sem deficiência escolar.
Todas as escolas da rede municipal de ensino que possuem Sala de Recursos receberão os kits. As escolas que têm alunos com deficiência visual receberão kits extras. Alunos com deficiência visual também receberão o material para uso em sala de aula. Atualmente, são 13 alunos com deficiência visual matriculados na rede municipal de ensino, segundo dados da SMEd.
A contrapartida da Secretaria é organizar a formação de professores para a utilização do kit. Todos os professores das salas de recurso (19) farão as 100 horas de aulas online.
“A SMEd oferta diversas formações mas havia uma grande demanda para essa área. Pretendemos ampliar essa capacitação que, por ser online, permite que mais pessoas participem e sejam multiplicadoras”
– secretária Solanje Louzada
A SMEd já iniciou a entrega dos kits às diretoras das escolas municipais nesta semana, marcando a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual.