Ex-jogador do São Paulo anuncia aposentadoria; confira detalhes
A carreira de jogador de futebol profissional é considerada curta, já que normalmente a profissionalização vem próxima aos 18 anos, com a aposentadoria chegando perto dos 35.
Recentemente, um jogador anunciou a sua retirada do futebol, o atacante Eder, que tem passagens pelo São Paulo, Inter de Milão, futebol chinês, entre outros, além de ter defendido a Seleção Italiana.
Vale destacar que a trajetória do jogador movimentou casas de apostas e os gramados pelo mundo, já que ele tem dupla nacionalidade e optou por defender os italianos. Ele chegou a jogar uma Eurocopa pelo país.
Eder aposenta do futebol
O atacante Eder fechou o ciclo no futebol onde começou, no Criciúma. Formado no clube, saiu direto para o futebol italiano em 2006, passando por Empoli, Frosinone, Brescia, Cesena, Sampdoria e Inter de Milão.
Em 2018 foi para o Jiangsu Suning, da China, onde ficou por três anos. Voltando ao Brasil, ficou duas temporadas no São Paulo, até voltar ao Tigre em 2023.
Na última semana, antes do confronto contra o Atlético Mineiro, o jogador pegou muita gente de surpresa, ao falar em coletiva de imprensa que estaria fazendo o seu último jogo profissional.
“Hoje é um dia especial, comunico a vocês que tomei a decisão de sábado, contra o Atlético-MG, fazer a minha última partida como atleta profissional e como jogador do Criciúma. Isso levou algum tempo, desde antes do jogo contra o Botafogo eu externei a minha vontade ao presidente. Do sacrifício que estava fazendo para chegar nos jogos do modo que eu gostaria. Depois do jogo contra o Corinthias, tive uma reunião com o mister Tencati e isso foi amadurecendo até eu chegar nessa decisão”, anunciou Eder.
Em sua despedida, Eder foi titular na vitória do Criciúma sobre o Atlético Mineiro por 2 a 1. Vale destacar que no retorno na sua equipe do coração, conquistou dois Campeonatos Catarinense, uma Recopa Catarinense e ainda o acesso para à elite do futebol nacional.
Ao todo em sua carreira profissional foram 641 jogos, com 191 gols anotados. Pela Seleção Italiana foram 26 partidas, anotando seis gols e contribuindo com duas assistências.
Presidente quer Eder como diretor
Agora ex-jogador, Eder assume um papel na diretoria do Criciúma. O próprio presidente do clube, Vilmar Guedes, fez o convite e anunciou na coletiva do jogador.
“Eu fiz o convite e estou aguardando uma confirmação tua. Pra concluir o meu sonho é a confirmação do Eder pós-jogo contra o Atlético/MG de que ele vai assumir a superintendência de futebol do Criciúma. O cargo mais alto do futebol que tenho certeza absoluta que ele vai fazer a diferença”, destacou o presidente.
Agora sem Eder em campo, o Criciúma segue na temporada com o objetivo de não ser rebaixado e, ao mesmo tempo, sonhando com uma vaga na Sul-Americana. Atualmente, estão na 12ª posição com 24 pontos e dois jogos a menos.
Com o bom desempenho, a equipe chama a atenção em plataformas como a Onabet, onde é possível encontrar muitos mercados de palpites nos confrontos do Tigre. Crie a sua conta, coloque saldo e aposte com responsabilidade.