Ninguém gosta de ter uma conexão de internet lenta, especialmente se você depende dela para trabalhar. Pode ser incrivelmente frustrante e, às vezes, é difícil saber o que pode estar causando um problema.
Se você não tem certeza de onde começar, reunimos algumas etapas que você pode tentar para solucionar problemas de conexão de internet.
Problemas com uma conexão podem vir de todos os tipos de lugares, então você pode ter que ser paciente para descobrir o que está causando lentidão na sua internet.
Teste outros dispositivos.
Primeiro, se você estiver com internet lenta, é importante verificar se o problema está afetando todos os seus dispositivos ou apenas um.
Tente executar um velocímetro de internet, em dois dispositivos separados e veja se o problema afeta ambos os dispositivos. Você também pode tentar tarefas diferentes, como visitar um site ou serviço específico.
Se apenas um site específico for afetado, é provável que o problema não seja seu, e você pode ter que esperar que as coisas sejam resolvidas.
Certifique-se de que nada esteja usando muita largura de banda.
Outro passo que você pode ter esquecido é que um dos seus dispositivos na rede pode estar usando muita largura de banda e não deixando muito para os outros dispositivos usarem.
Verifique se seus dispositivos podem estar instalando atualizações, baixando arquivos grandes ou transmitindo vídeos de alta resolução, pois essas coisas podem afetar muito a velocidade da sua rede em outros dispositivos.
Certifique-se de que você tem um sinal forte o suficiente.
Um problema que você pode ter, especialmente se você tem uma casa grande, é estar muito longe do roteador ao usar uma conexão Wi-Fi.
Os sinais de Wi-Fi podem ser interrompidos por paredes e outros objetos no caminho, além disso, eles não têm alcance ilimitado, então se você estiver muito longe, pode não conseguir se conectar.
Alguns dispositivos lidam com sinal baixo melhor do que outros também, então mesmo que um dispositivo funcione bem em uma sala, é possível que outros tenham dificuldades.
Se puder, mova seu dispositivo para mais perto do roteador Wi-Fi, por meio de um navegador Web realize um teste de velocidade e veja se isso ajuda a melhorar a situação.
Se você não consegue manter seu dispositivo nessa posição, sua melhor aposta pode ser comprar um extensor de Wi-Fi ou investir em uma rede de roteador mesh.
Entre em contato com seu provedor.
Se seus problemas de internet persistirem, é possível que o problema não seja você, mas sim seu provedor de serviços de internet.
Entre em contato com o suporte ao cliente para ver se há um motivo pelo qual sua internet pode estar mais lenta do que o normal.
A rede pode estar passando por congestionamento ou algum tipo de interrupção, ou talvez seu plano não permita a velocidade que você esperava.
Na pior das hipóteses, você precisa de uma atualização.
Se nenhuma das etapas acima ajudou, você pode ter que comprar um roteador totalmente novo.
As tecnologias de Wi-Fi melhoraram muito ao longo dos anos, então se você ainda estiver segurando um roteador de 10 anos atrás, ele provavelmente não corresponderá às velocidades que as redes modernas permitem.
Ter uma tecnologia mais nova naturalmente ajuda você a obter velocidades mais rápidas, mas problemas ainda podem surgir, então você pode tentar essas etapas novamente se tiver problemas no futuro.