4 de agosto na História

Por
4 de agosto na História
DATAS&FATOS
4 de agosto de 2024 - Washington Luís / 4 de agosto na História / Crédito: Gov.br

DATAS & FATOS – 4 de agosto na História

Acontecimentos

1944 — A Gestapo captura Anne Frank

  • Anne Frank foi uma jovem judia alemã que se tornou um dos símbolos mais conhecidos das vítimas do Holocausto, graças ao seu diário íntimo e revelador, O Diário de Anne Frank. Nascida em 12 de junho de 1929 em Frankfurt, Alemanha, Anne e sua família fugiram para a Holanda em 1934 para escapar da perseguição nazista. Durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, a família Frank, juntamente com outras quatro pessoas, escondeu-se em um anexo secreto em Amsterdã de 1942 a 1944. Durante esse período, Anne escreveu sobre a vida no esconderijo, suas reflexões pessoais e a esperança por um futuro melhor. Em agosto de 1944, o grupo foi traído e deportado para campos de concentração. Anne Frank morreu de tifo no campo de concentração de Bergen-Belsen em março de 1945, poucas semanas antes de o campo ser libertado. Seu diário foi publicado postumamente por seu pai, Otto Frank, o único sobrevivente da família, e se tornou um dos livros mais lidos do mundo, oferecendo uma perspectiva poderosa e comovente sobre os horrores da guerra e a resistência do espírito humano.

 

Nascimentos

1901 — Louis Armstrong, músico norte-americano (m. 1971)

 

1961 — Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos

  • Barack Obama é um político, advogado e escritor norte-americano; o 44º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Nascido em 4 de agosto de 1961, em Honolulu, Havaí, Obama se formou em ciência política na Universidade Columbia e em direito na Universidade de Harvard, onde foi o primeiro editor afro-americano da Harvard Law Review. Antes de sua presidência, ele atuou como senador pelo estado de Illinois, onde se destacou por seu trabalho na promoção de reformas éticas e sociais. Durante seu mandato como presidente, Obama implementou importantes políticas, incluindo a Lei de Cuidados Acessíveis, conhecida como “Obamacare”, e teve papel crucial em questões internacionais, como a recuperação econômica global pós-crise de 2008 e o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. Além de sua carreira política, Obama é também autor de vários livros, incluindo suas memórias A Promised Land e Dreams from My Father. Sua liderança carismática, oratória envolvente e ênfase na esperança e mudança inspiraram milhões de pessoas ao redor do mundo.

Falecimentos

1849 — Anita Garibaldi, revolucionária e companheira do também revolucionário Giuseppe Garibaldi (n. 1821)

Anita Garibaldi / 4 de agosto na História / Crédito: Reprodução

Anita Garibaldi / 4 de agosto na História / Crédito: Reprodução

 

1957 — Washington Luís, advogado e político, 13º presidente do Brasil (n. 1869)

 

1962 — Marilyn Monroe, atriz, modelo e cantora norte-americana (n. 1926)

 

1970 — Oscarito, ator e comediante hispano-brasileiro (n. 1906)

 

1994 — Cyro dos Anjos, jornalista, romancista e memorialista (n. 1906)

  • Cyro dos Anjos foi um escritor e jornalista brasileiro, conhecido principalmente por suas obras em prosa. Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, em 5 de outubro de 1906, ele se destacou na literatura brasileira por seu estilo introspectivo e lírico, que explora a complexidade dos sentimentos humanos e a condição existencial. Seu romance mais célebre, O Amanuense Belmiro (1937), é considerado uma das obras-primas da literatura brasileira, trazendo uma narrativa intimista e reflexiva através do diário de Belmiro Borba, um funcionário público de Belo Horizonte. Cyro dos Anjos também é conhecido por A Menina do Sobrado (1959), onde aborda temas como a infância e as mudanças sociais no Brasil. Sua escrita é marcada por uma linguagem sofisticada e um olhar atento às sutilezas da vida cotidiana. Além de sua carreira literária, ele trabalhou como jornalista e professor, contribuindo significativamente para a cultura e a educação brasileiras.

 

2017 — Luiz Melodia, ator, cantor e compositor (n. 1951)

 

Feriados

  • Dia do Padre

* Fonte: Wikipédia