Angela Schuh diz que irá mostrar o projeto da Prefeitura para construção de pontes e manutenção das estradas. Foto: Divulgação.
A prefeita Angela Schuh disse estar preparada para receber a manifestação pelas estradas, que será realizada nesta terça-feira (23) em Cachoeira do Sul. Ela acha justa a reivindicação, mas irá mostrar à coordenação do protesto, as dificuldades enfrentadas que vão desde maquinário às intempéries do tempo. “Estamos fazendo o que está no nosso alcance, popis temos quase 3 mil quilômetros de estradas para cuidar”, salientou.
Angela entende que existe esforço de parte da Secretaria do Interior, por isto, defende compreensão neste momento após ter ocorrido a maior tragédia climática do RS no mês de maio, com reflexos nas condições das estradas. “Vou anunciar também o nosso projeto para a construção de pontes, porque sei que esta também é uma reivindicação do interior”, observou.
Às 11h30min, de terça-feira, a prefeita confirmou que receberá a coordenação da União do Agro, que está desde o começo do mês mobilizando o interior pelas redes sociais. Neste meio tempo, empresas confirmaram participação no protesto e, por isto, é esperada uma grande carreata até a frente da Prefeitura.
INTERIOR CLAMA POR ESTRADAS EM CONDIÇÕES
A União do Agro informou que a concentração acontecerá, às 9h, nas proximidades do Trevo do Horbach, na BR-153. Após, a carreata seguirá pela Rua Alarico Ribeiro, Avenida Brasil, Rua Saldanha Marinho até o Paço Municipal. Guiados por um carro som, os manifestantes pretendem executar os hinos rio-grandense e nacional. No encontro com a prefeitura, vão apresentar uma pauta de reivindicações ao governo.
A coordenação da União do Agro é do produtor rural Luciano Araújo. Ele tem recebido apoio das comunidades rurais que estão há tempo incomodadas com as péssimas condições das estradas do interior. Regiões como Palmas, Barro Vermelho, Bosque, Alto dos Casemiros, Santa Bárbara, Piquiri, Barragem do Capané reclamam da falta de atendimento.
Além dos produtores rurais, também os transportadores escolares enfrentam dificuldades. Há casos em que nem trator consegue puxar as vans escolares o que praticamente isola as comunidades. Na região de Palmas, estudantes não conseguem chegar aos estabelecimentos de ensino.
APOIO DE EMPRESAS TEM SIDO FUNDAMENTAL
O apoio recebido, tão logo foi anunciado o movimento, fez com que empresas dos mais variados segmentos passassem a apoiar a iniciativa. Nesta sexta-feira (20), por exemplo, a Celetro confirmou que irá participar da manifestação, que também promete a presença de maquinário agrícola no protesto. “Nosso movimento é apartidário”, salientou o coordenador da União do Agro, Luciano Araújo.
Empresas parceiras dos produtores rurais, que dependem das estradas do interior de Cachoeira do Sul:
Tarumâ
Arrozeira Marina
Super Tratores
Alvorada
Cotriba
3 Tentos
Agrofel
Silos Horbach
Itaimbé
Banco de Consórcios
EDS agro
Vasconcelos Agrícola
Afubra
Superagro
Jale Transportes
Hidráulica Cabrioli
RL AGRO
Cooparcentro
JL parafusos
JL agrícola
GGM Agrícola
Ref. Agroinsumos
AUE transportes
Casa dos Rolamentos
Líder
Olfar
ConnectFARM
Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Fita Azul
Cotrisul
Cultiva
Querodiesel
DP Aviação
RPL manutenção silos
Alimentos Treichel
Ind. Hertz
Kholer pneus
CELETRO
Imexsul