Rio Jacuí não dá trégua na região de Cachoeira do Sul

Por
Rio Jacuí não dá trégua na região de Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
24 de junho de 2024 - OUTRA INUNDAÇÃO

No Bairro Cristo Rei, moradores estão deixando suas moradias, porque a água não para de subir. Fotos: Cacau Moraes.

O Rio Jacuí não dá trégua na região de Cachoeira do Sul e mais uma vez desabriga famílias residentes no Bairro Cristo Rei, alaga áreas ribeirinhas, interrompe estradas e deixa em alerta a Superintendência da Defesa Civil. Na manhã desta segunda-feira (24), às 7h30min, o nível do Jacuí estava em 24,74 metros, ou seja, 6,74 metros acima de sua cota normal que é de 18 metros. Nas últimas 24h, o Jacuí subiu 24 cm.

Segundo a Defesa Civil, com a continuidade de elevação do Jacuí, em decorrência desta nova inundação, já são 36 famílias atingidas e a tendência é que, a partir desta segunda-feira, novas remoções deverão acontecer no Bairro Cristo Rei. O quadro de monitoramento da Defesa Civil registra:

– 18 famílias – 46 pessoas desabrigadas

– 18 famílias – 49 pessoas desalojadas

– 02 Desaparecidos (já resgatados)

As famílias desabrigadas estão sendo levadas para o Centro de Formação da Paróquia Santo Antônio. Algumas tinham retornado para suas casas e, agora, estão se preparando para nova remoção. É o caso de uma família residente na Rua São Carlos no Bairro Cristo que na manhã desta segunda-feira recebeu a visita da Defesa Civil. “A visita faz parte do trabalho de prevenção”, explicaram servidores do órgão.

CHEIA INTERROMPE RUAS E ESTRADAS DO INTERIOR

A cheia do Rio Jacuí interrompe ruas do Bairro Cristo como a São Carlos, São Felipe e Esperanto, além da Rua Antônio Gomes Pereira, que passa em frente ao Clube Caça e Pesca. A água também está represada na bacia do Arroio Amorim, um dos afluentes do Jacuí. Na Rua Conde de Porto Alegre, ao lado da ponte que liga os bairros da região, a inundação já desalojou famílias.

No interior, estão interrompidas, a estrada da Ferreira que dá acesso ao Balneário São Lourenço, assim como o acesso à localidade de Porteira Sete e ao Passo do Seringa.

DOIS HOMENS FORAM RESGATADOS

No final de semana, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar um salvamento na região da Porteira Sete. Dois homens – pai e filho – foram resgatados junto a árvores, porque tentavam atravessar o Arroio São Nicolau, afluente do Rio Jacuí. Havia no local forte correnteza.

DEFESA ALERTA PARA CUIDADOS EM ÁREAS DE RISCO

A Defesa Civil adverte para o cuidado em áreas de risco, principalmente na realização de travessia de rios, arroios e áreas inundadas, bem como acidentes com rede elétrica e animais silvestres. “A população deve evitar situações de risco”, diz em nota o órgão, acrescentando que  se não for possível evitar, deve ser utilizado equipamentos de segurança.

EM CASO DE EMERGÊNCIA:

– (51) 995358310 Defesa Civil

– 193 Corpo de Bombeiros