No próximo sábado (22), às 9 horas, o Grupo Afro Revelação, de Novo Cabrais, promoverá assembleia com todos os membros da comunidade e interessados para tratar da Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão.
O evento será realizado na casa da Gisa, localizada na Linha Faxinal, e marca um momento significativo no processo de autoidentificação e reconhecimento da comunidade como quilombola.
“Ser quilombola vai além de uma simples classificação étnica. É um sentimento de pertencimento, uma ligação com o território e uma identificação com valores e costumes compartilhados entre indivíduos que formam uma comunidade unida por laços históricos e culturais”
– Grupo Afro Revelação
O reconhecimento oficial como Comunidade Quilombola busca viabilizar os direitos e políticas públicas.
Durante a assembleia, será discutida e aprovada a constituição do regimento próprio da associação, bem como o registro do CNPJ, elementos essenciais para formalizar a Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão.
Com os documentos, a comunidade estará legalmente capacitada a buscar certificação junto à Fundação Palmares e a pleitear os benefícios de políticas públicas voltadas para comunidades quilombolas.
Com o reconhecimento oficial, a Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão poderá realizar iniciativas de desenvolvimento sustentável, com foco no acesso igualitário a serviços básicos como saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura. Além disso, a pormoção da inclusão social e econômica, criando um ambiente onde todos os membros possam prosperar e manter vivas suas tradições e cultura.