Começou a valer nesta segunda-feira (3) o novo teto da taxa de juros de 1,66% ao mês para empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão foi aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) no último dia 27 de maio. A nova regulamentação também estabelece a taxa de 2,46% para o cartão de crédito consignado e o cartão de benefício.
Este é o oitavo corte consecutivo na taxa de juros desde março de 2023, conforme determinado pelo Conselho Nacional da Previdência Social. O Ministério da Previdência Social informou que, a partir de agora, bancos e instituições financeiras estão proibidos de oferecer empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos limites estabelecidos.
De acordo com as regras vigentes, os beneficiários do INSS podem comprometer até 45% de seu benefício com empréstimos consignados. Desse total, 35% podem ser destinados a empréstimos pessoais, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício.
O empréstimo consignado é uma opção atrativa para quem possui aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente, devido à facilidade de obtenção e às taxas de juros reduzidas, uma vez que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento.