Três carretas carregadas com donativos estão em Cachoeira depois de 15 horas de viagem sob a coordenação da Superintendência da Defesa Civil da capital de Santa Catarina. Fotos: Cacau Moraes
Cachoeira do Sul recebeu na manhã desta quinta-feira (13) três carretas com donativos, trazidas pela Defesa Civil de Santa Catarina, uma ajuda humanitária coordenada Fundação Somar Floripa. Além de Cachoeira, também o município de Rio Pardo foi contemplado, totalizado em média 100 toneladas, conforme o superintendente da Defesa Civil de Florianópolis, Samuel Soares.
Foram 15 horas de viagem da capital catarinense até Cachoeira do Sul. A chegada da equipe da Defesa Civil aconteceu na noite desta quarta-feira (22). Duas carretas foram diretas para o Parque da Fenarroz, mas uma foi impedida de passar pela Ponte do Fandango, porque tem uma carga acima de 18 toneladas. Ela ficou retida na BR-153, porque pela ponte só está autorizada a passagem de veículos até 18 toneladas, segundo determinação do Dnit. A expectativa é de que a carreta seja liberada ainda na manhã desta quinta-feira.
Samuel Soares e sua equipe participaram do programa Cidade Aberta, da Rádio Fandango 102.5 e, ainda nesta manhã, será recebido pela prefeito Angela Schuh e também pelo superintendente da Defesa Civil Municipal, Edson das Neves Júnior. Samuel disse que as carretas trazidas para Cachoeira do Sul estão carregadas com água, colchões, material de higiene, cobertores, colchões e roupas.
MAIS AJUDA PODERÁ VIR DE fLORIANÓPOLIS
O superintendente da Defesa Civil de Florianópolis salientou que o sentimento é de tristeza, pelo que o Rio Grande do Sul, enfrenta e, por isto, as atenções do povo catarinense estão voltadas para a solidariedade. “Este contexto potencializou a nossa ajuda humanitária”, afirmou Samuel, acrescentando que existe possibilidade de Florianópolis colocar a disposição de Cachoeira do Sul serviços de apoio em diversas áreas.
No Rio Grande do Sul, a ajuda humanitária de Florianópolis, já chegou a Novo Hamburgo, Canoas, Lajeado, Santa Teresa e Porto Alegre. Samuel Soares destacou que a mobilização só possível pela participação de voluntários. “Calculo em média o envolvimento de 200 voluntários de diversos setores que se abraçaram esta solidariedade”, destacou. Ele observou que por determinação do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a campanha seguirá para fortalecer ainda mais a ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul.
Cachoeira do Sul já recebeu ajuda humanitária da cidade de Chapecó com a chegada de três carretas com donativos. A determinação participou do prefeito João Rodrigues.