As chuvas que caíram na região de sexta-feira (10) até este domingo (12), em média de 170 mm, fizeram os arroios transbordar e impedir a passagem de veículos em vias alternativas de Cachoeira do Sul para Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Ainda no sábado (11) à tarde, a cheia dos Arroios Taboão e Barriga trancou a ERS-502 que liga Cachoeira por Três Vendas a Paraíso do Sul e RSC-287.
Neste domingo, segundo os Bombeiros Voluntários de Candelária, a estrada ERS-410, que via Candelária e Albardão possibilitava o acesso a Vera Cruz e Santa Cruz do Sul está bloqueada e não pode ser utilizada momentaneamente, bem como o quilômetro 5 da ERS-400. O trecho possui um desnível que cedeu ainda mais está cedendo. O acesso a Sobradinho deve ser utilizado somente em situações de extrema urgência, devido a risco aos motoristas.
CACHOEIRA PODE GANHAR ACESSO À BR-290 NESTA SEMANA
Por outro lado, a empreiteira contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para dar trânsito à BR-153, entre o Bairro Fátima e o Banhado Castagnino trabalha ininterruptamente desde quinta-feira (9). Mesmo com chuva, 30 caminhões e escavadeiras depositam pedras na pista para recuperar o trecho.
Os pontos ainda vão receber uma camada de material mais fino para melhorar a trafegabilidade. Neste primeiro momento, ainda não deve ser colocado asfalto no local. A expectativa é que, dentro do sistema “pare e siga”, possa ser liberada a passagem de carros e caminhões de até 18 toneladas, acontecia antes da catástrofe. Para isso, será feita antes uma vistoria na Ponte do Fandango.
Já a ERS-403 continua interrompida devido à cheia do Rio Pardinho, que está sobre a pista em Rio Pardo.
Com informações de Carlos Simonetti – Rádio Fandango