Em edição nesta quarta-feira (8), o Diário Oficial eletrônico (DOE) da Prefeitura de Cachoeira do Sul conta com a declaração de situação de emergência no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Nas considerações do documento, destaque para o “alto volume de chuvas atingiu o Município, com acumulado de 429,4 mm, causando eventos múltiplos como enxurrada, inundações e movimentação de massa”. “O nível do Rio Jacuí chegou à cota de 28,48 metros, sendo esta a maior inundação já registrada na história do Município”, completa o decreto de número 36/2024.
Ainda de acordo com a publicação, em decorrência de elevação dos rios e arroios, moradias, pontes, pontilhões, rodovias e estrada vicinais ficaram submesos em Cachoeira do Sul, “deixando isolada toda a população do Município, sem acesso a serviços e insumos essenciais”. “Estes grandes volumes de precipitação acumulada causaram grande
impacto social, danos humanos, materiais e ambientais e prejuízos financeiros públicos e privados”, salienta o decreto.
Ainda conforme consta no DOE da Prefeitura, a publicação foi motivada também pela “necessidade rápida do restabelecimento das condições mínimas de habitabilidade das famílias atingidas, acesso à água potável, serviços de saúde, assistência humanitária, segurança pública e bem-estar social”.
Danos e prejuízos estão descritos no Formulário de Informações do Desastre – FIDE, além de relatórios, levantamentos e laudos que o subsidiaram.
O decreto está em vigor com efeitos retroativos ao dia 1º de maio por 180 dias.
CONFIRA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO CLICANDO AQUI
MANDE SEU EMAIL CLICANDO AQUI
ou mande uma mensagem para gente CLICANDO AQUI
dizendo que quer receber nossa NEWSLETTER
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI