Novo Cabrais obteve o reconhecimento oficial de estado de calamidade pública pelo Governo Federal, em decorrência das intensas chuvas e enchentes que assolaram a região. A portaria nº 1.379, de 5 de maio de 2024, formalizou o reconhecimento, refletindo a gravidade dos danos causados pelo desastre climático.
Imagens aéreas mostram dimensão dos estragos da enchente no interior e obras de reconstrução em Novo Cabrais. Confira:
Novo Cabrais figura entre os municípios atingido pelas enchentes, ao lado de vizinhos como Cerro Branco, Cachoeira do Sul, Agudo, Restinga Sêca, além da capital Porto Alegre e região metropolitana, que também enfrentam sérias dificuldades em decorrência das fortes enxurradas.
O Município já havia reconhecido a situação de emergência por meio do decreto municipal nº 4767/2024. O documento descreve os estragos provocados pelas tempestades, destacando danos em vias públicas, infraestrutura e na atividade agropecuária, além do grande prejuízo à comunidade local.
O estado de calamidade pública confere a Novo Cabrais e aos demais municípios afetados a possibilidade de acesso facilitado a recursos federais, visando atender às necessidades emergenciais da população e promover a recuperação das áreas atingidas.
Imagens de drone captadas no último sábado (4) mostram o rastro de destruição na Linha São João, uma das áreas mais atingidas pela enxurrada no município.
Apoio à Região
Além de atender a comunidade cabraisense, a Prefeitura de Novo Cabrais tem estendido sua ajuda a municípios vizinhos afetados pelas recentes enchentes.
Em Cerro Branco, o prefeito Leodegar Rodrigues se uniu às operações de resgate e limpeza, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Novo Cabrais, a Defesa Civil e as forças de segurança.
O prefeito também doou dez caçambas de pedras à Prefeitura de Cachoeira do Sul, visando melhorar o acesso ao aterro sanitário da localidade de Ferreira, para onde são direcionados os resíduos recolhidos na cidade.
Parte do material cedido será utilizado pela Secretaria de Obras do município vizinho para restabelecimento de acesso em vias interditadas.
Texto e mídia: Gabriel Rodrigues
Imagens aéreas: Gilson Machado/ Apoio: Mariliz Machado
Edição: Assessoria de Imprensa
MANDE SEU EMAIL CLICANDO AQUI
ou mande uma mensagem para gente CLICANDO AQUI
dizendo que quer receber nossa NEWSLETTER
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI