A Escola Municipal de Educação Fundamental Teófilo Teodoro Streck comemora seus 60 anos neste domingo (28), em uma festa anual especial. A programação, que se estende ao longo do dia, inicia a partir das 10 horas da manhã, incluindo o encontro de antigos integrantes, venda de cucas, almoço festivo, exposição de fotografias e trabalhos produzidos pelos alunos, além de show com a banda Grupo Eventos, a partir das 14 horas.
Desde 1964, quando funcionava como Escola Isolada n.º 410, a instituição cresceu e se desenvolveu, graças ao apoio de muitos. A história remonta à generosidade de Teófilo Teodoro Streck e sua família, que doaram terreno e hospedagem para construir a primeira escola na região de Rincão Bonito, em 1964.
A homenagem incluirá os membros da primeira turma de alunos, ressaltando a importância de cada pessoa que contribuiu para a educação local. Ao longo dos anos, a escola expandiu-se, passou por mudanças de nome e construiu novas instalações para acomodar seu crescimento. Atualmente, atende 276 alunos de várias localidades.
Além do ensino, a escola destaca-se por seu compromisso com o esporte, incentivando atividades esportivas entre os alunos e participando de diversos campeonatos e torneios, fortalecendo os laços com outras escolas da Região.
É uma celebração não apenas dos marcos alcançados, mas também do espírito comunitário e da dedicação à educação e ao desenvolvimento integral dos alunos de Novo Cabrais.
60 ANOS DE HISTÓRIA
Corria o ano de 1964, Rincão Bonito era localidade pertencente ao município de Cachoeira do Sul. Nesta localidade, bem como em seu entorno, a maior parte das famílias dedicava-se à agricultura.
Apesar da vida humilde, tinha-se a consciência da importância da Educação para melhoria na qualidade de vida e no crescimento pessoal enquanto cidadãos. Prova disto é o fato de que aulas já ocorriam na localidade desde meados de 1893, ministradas, na época, pela professora Maria Schmidt.
Com os primeiros filhos do senhor Teófilo Teodoro Streck e Elvira Iracema Braga, em idade escolar e estando as escolas municipais localizadas em lugares muito distantes, este cedeu salas de sua residência para que as aulas acontecessem mais próximas dos alunos. Também hospedava gratuitamente os professores facilitando o ensino das crianças da Região. Suas filhas Áurea e Elena descobriram a vocação para o magistério e se tornaram também professoras.
No início dos anos 1960, como grande incentivador do ensino, sr. Teófilo fez a doação de um terreno para que fosse construído o prédio escolar. Para que tão logo pudessem lecionar e ensinar as crianças da localidade, Teófilo passou a hospedar os pedreiros da obra.
Assim, no ano de 1964, passou a funcionar, no prédio construído, a Escola Isolada n.º 410, regulamentada sob Decreto Nº 626/67, de 26 de dezembro de 1967. A primeira turma da escola era composta por 50 alunos.
Como grande incentivador do ensino, Teófilo lutou para que os filhos pudessem conquistar o diploma de Ensino Superior. Teve o prazer de ver seu filho Adroaldo formar-se em Jornalismo, tendo aperfeiçoado seus estudos na Alemanha e, posteriormente, vindo a ocupar o cargo político de deputado federal.
Geraldo tornou-se grande empresário na capital, Porto Alegre. Já o filho Gilberto ocupou o cargo de instrutor de fumo na cidade de Camaquã. Dilermando, também conhecido por Chico, foi vice-prefeito e vereador do município vizinho, Cerro Branco.
ESCOLA ISOLADA MARCELO GAMA
Em 27 de setembro de 1977, sob Decreto Nº 337/77, recebe denominação própria de Escola Isolada Marcelo Gama.
Em 1986 ocorre a ampliação da Escola com a construção de mais uma sala de aula (atualmente sala do Pré nível A), inaugurada em 15 de dezembro de 1986.
EMEF TEÓFILO TEODORO STRECK
Com a emancipação de Novo Cabrais, recebe o Decreto de Denominação Patronímica sob Nº 041/97, em 1º de outubro de 1997.
Em 1998 ocorre a ampliação do prédio escolar com a construção do prédio que atualmente abriga salas do Pré nível B.
Em 31 de janeiro de 2001, é consentida a autorização para implantação e funcionamento da sexta série (6ª) através de Parecer Nº 207/2001, e, finalmente, em 14 de dezembro de 1998, sob Decreto Nº 061/98, acontece a mudança de denominação das atuais escolas municipais.
No ano de 2008, a inauguração do prédio escolar principal, com área de 1.175,48 metros quadrados. No final mesmo ano ocorre a formatura da primeira turma de Ensino Fundamental da escola.
No ano de 2015, ocorre outra importante melhoria na estrutura da escola. É inaugurada a quadra coberta do educandário, com 980,4 metros quadrados.
Ao longo de sua trajetória, nossa escola passou por uma constante evolução, tanto da estrutura física, localidades atendidas e número de aluno.
Inicialmente 50 alunos provenientes das localidades de Rincão Bonito, Linha Pfeifer e Arroio Bonito, eram atendidos por uma professora em uma única sala de aula.
Atualmente, a escola atende 276 alunos, provenientes das localidades de Rincão Bonito, Linha Pfeifer, Linha Faxinal, Sede, Várzea, Cerrito, Capão do Veado, Rincão da Figueira e Sanga Funda.
ESPORTES
A EMEF Teófilo Teodoro Streck tem se destacado ao longo de sua história por promover e incentivar as atividades esportivas entre seus alunos.
Além de Campeonatos de nível Estadual como Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – JERGS e Guri Bom de Bola, os estudantes da escola participaram e participam de diversos torneios de integração e jogos amistosos, como os realizados em parceira com as Escolas Gastão Bragatti Lepage e Adão Jaime Porto (Candelária), Escola Augusto Schultz e Colégio Estadual Cerro Branco (Cerro Branco), além das Escolas Ruy Barbosa e Pedro Lovato (Novo Cabrais).
Texto e mídia: Gabriel Rodrigues
Apoio: Mariliz Machado
Arquivo: equipe da EMEF Teófilo Teodoro Streck
Edição: Assessoria de Imprensa
MANDE SEU EMAIL CLICANDO AQUI
ou mande uma mensagem para gente CLICANDO AQUI
dizendo que quer receber nossa NEWSLETTER
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI
Confira mais conteúdos na categoria “ESPECIAL” CLICANDO AQUI