Calouros do curso de Odontologia da Ulbra Cachoeira do Sul foram surpreendidos na última sexta-feira (1º) com um comunicado do campus dando conta de que as aulas do primeiro semestre estavam canceladas. A decisão teria partido da mantenedora da Ulbra, a Aelbra – Educação Superior – Graduação e Pós-Graduação S/A, que tem sua sede em Canoas.
Um abaixo-assinado de alunos e familiares foi encaminhado durante o final de semana ao reitor Thomas Heimann. Um trecho do documento informa que, na última sexta-feira, “alunos e familiares vieram para a instituição para o início do ano letivo e receberam a notícia horas antes de que o curso não teria início, pois não houve o ingresso de 20 alunos”.
A carta diz ainda que os nove ingressantes da turma de Odontologia teriam sido comunicados apenas algumas horas antes do início das aulas de que o curso havia sido suspenso. Os calouros e familiares se dizem preocupados porque, dos nove alunos, sete são de outras cidades e, para se instalar em Cachoeira do Sul, contraíram custos com aluguéis, água, luz, internet, mudança, deslocamento e toda a logística que envolve esse tipo de situação.
Na carta, eles não descartam a possibilidade de ingressar na Justiça em busca de seus direitos. Por fim, eles apelam à Ulbra para que o ingresso dos novos alunos no curso de Odontologia seja mantido pois, além dos nove novos acadêmicos, haveria pelo menos outros quatro alunos de outros semestres que iriam cursar disciplinas oferecidas para o primeiro semestre desse ano. “No nosso entendimento, isso não representaria nenhum gasto a mais da instituição pelo fato de que os novos ingressantes somariam a esta turma já existente”, finaliza o abaixo-assinado enviado ao reitor da Ulbra.
O QUE DIZ A ULBRA SOBRE O ENCERRAMENTO DO CURSO DE ODONTOLOGIA
A direção da Ulbra Cachoeira do Sul ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o encerramento das atividades do curso de Odontologia. No entanto, no comunicado direcionado aos alunos e seus familiares, a instituição informa que os calouros podem optar por ingressar no curso em Canoas ou solicitar o reembolso de valores já pagos.
A reportagem do Portal OCorreio apurou que a diretora da Ulbra Cachoeira, professora Adriana Porto, encaminhou um pedido à mantenedora para que a nova turma do curso de Odonto seja mantida no campus. As turmas existentes terão continuidade até as formaturas. Ao todo, Cachoeira do Sul conta com 62 alunos cursando Odontologia. A última formatura está prevista para 2030.