Em regra, a profissão de jogador de futebol é muito curta. Poucos são os atletas que possuem uma longevidade nos gramados, ou seja, o mais normal é que as carreiras somente durem em média por volta dos 34/35 anos. Aqueles que ultrapassam essa faixa etária ganham uma espécie de Bônus por toda dedicação.
Entretanto, uma grande parcela desses jogadores não se contentam em levar vidas normais, ou até mesmo não conseguem se acostumar com o dia a dia sem o cotidiano de um clube de futebol e tentam de alguma forma manter uma carreira no meio, fora das quatro linhas. Sendo assim, vamos trazer uma lista com 5 atletas que enveredaram pelos caminhos de treinador de futebol ao encerraram suas carreiras.
- Rogério Ceni
O ex-goleiro e ídolo do São Paulo foi tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008. Rogério Ceni pendurou as luvas em 2015 e no ano seguinte já estava treinando o clube. Passou por Cruzeiro, Fortaleza, Flamengo, onde também foi campeão Brasileiro, sendo demitido no início da temporada seguinte. Desde setembro de 2023 está no Bahia, conseguindo livrar a equipe do rebaixamento.
- Jorginho
Campeão brasileiro em 2000 com o Vasco, o “lateral do tetra” se aposentou em 2002. Anos mais tarde voltou ao futebol para comandar times como América-RJ, Atlético-GO, Ceará, Coritiba, dentre outros. Devido a idade e experiencia, Jorginho já rodou bastante pelo futebol brasileiro como treinador tanto de grandes como de menores expressão.
- Renato Portaluppi
Renato Gaúcho, como ficou conhecido quando era jogador foi campeão brasileiro em 1981 com o Grêmio. O ex-ponta-direita encerrou a carreira em 1999 e nos anos 2000 começou a ser treinador pelo Madureira. Atualmente faz a quarta passagem pelo Tricolor Gaúcho, comandando a equipe desde 2022.
- Alex de Souza
O ex-meio-campista multicampeão por onde passou, ídolo com direito a estátua n Turquia, levantou o troféu do Brasileiro em 2003 com o Cruzeiro. Ele se aposentou em 2014 e, em 2021, assumiu as categorias de base do São Paulo. Já em trabalhou no Avaí.
- Filipe Luís
Esse já explicitava a sua vontade de ser treinador antes mesmo de encerrar sua carreira. O ex-lateral encerrou a carreira como jogador em dezembro de 2023, aos 38 anos, após enfileirar conquistas, como a Libertadores (2019 e 2022) e o Brasileirão (2019 e 2020) pelo Flamengo. Atualmente é treinador da equipe sub-17 do Mengão.