21 talentos do futebol que disputaram a Copinha; confira

Por
21 talentos do futebol que disputaram a Copinha; confira
COLUNAS
19 de dezembro de 2023 -

Todo amante de futebol gosta de assistir a uma boa partida. Porém, para além dos resultados, dos jogadores que marcaram gols e deram assistências, é interessante também notar quais podem ser os futuros talentos ali, dentro do campo.

 

Esses jogadores nem sempre começam suas carreiras já “arrebentando”, já que a maturação de cada atleta é diferente. Porém, nossos olhos sempre estão atentos aos próximos Pelés, Ronaldos, Neymares e afins.

 

O intuito de usar tal afirmação não é o de dizer que teremos, de fato, um “novo Neymar”, com características iguais ou absurdamente parecidas com as dos craques do passado, seja ele recente ou mais antigo, mas sim que queremos ver quais serão os próximos talentos do futebol brasileiro.

 

Endrick, Vitor Roque e Marcos Leonardo são alguns dos exemplos recentes de jogadores jovens que aparentam ter um futuro magnífico pela frente, e eles têm algo em comum: os três já disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

 

De fato, muitos dos grandes talentos brasileiros dos últimos anos usaram os campos da Copinha para mostrar sua superioridade técnica na comparação com a dos outros jovens da mesma idade, em um contraste que fica ainda mais evidente em competições das categorias de base do que nas partidas com o elenco profissional.

 

Para refrescar sua memória, separamos aqui 20 jogadores brasileiros de enorme sucesso nacional e internacional que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior e, desde lá, já mostravam que eram diferenciados.

 

Dá só uma olhada na lista, com o nome do jogador e o time pelo qual cada um jogou. A lista não está ordenada “do melhor para o pior”, então sinta-se à vontade para montar seu próprio ranking e comparar com o de seus amigos!

 

#01 – Kaká (São Paulo-SP)

 

O último brasileiro a ser melhor do mundo, Kaká, apelido de Ricardo Izecson dos Santos Leite, disputou a Copinha em 2001, quando ainda era reserva, pois estava se recuperando de uma lesão. Porém, 10 dias depois do final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, estreou nos profissionais já marcando gol no Santos, em uma vitória por 4 a 2.

 

#02 – Neymar (Santos-SP)

 

O talento de Neymar é inegável, e o jogador estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior aos 15 anos, ainda muito jovem. Uma curiosidade é que o atleta veio do banco e entrou no lugar de Paulo Henrique Ganso, com quem formou uma dupla magnífica, chegando à conquista da Libertadores da América em 2011.

 

#03 – Gabriel Jesus (Palmeiras-SP)

 

Gabriel Jesus foi eliminado na semifinal da Copinha de 2015, perdendo para o Botafogo-SP, mas ainda assim foi eleito o craque da competição, tendo marcado 5 gols e feito bons jogos. Ele foi para o time profissional do Palmeiras-SP no mesmo ano e cavou seu espaço, até ocupar um lugar indispensável na equipe profissional, tendo conquistado o Campeonato Brasileiro de 2016.

 

#04 – Marquinhos (Corinthians-SP)

 

Nem só de jogadores de ataque vivem os grandes talentos. A edição de 2012 da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve Marquinhos como um dos grandes talentos revelados, jogador que depois foi transferido para o Paris Saint-Germain e que até hoje é um dos pilares da defesa da seleção brasileira.

 

#05 – Marcelinho Carioca (Flamengo-RJ)

 

Embora tenha conquistado seu destaque pelo Corinthians, Marcelinho Carioca disputou a Copinha pelo Flamengo em 1990. O “pé de anjo” foi campeão em 1990, jogou pelo time profissional do Flamengo e depois foi para o Corinthians, onde construiu uma carreira de muito sucesso.

 

#06 – Cafu (São Paulo-SP)

 

O capitão do penta disputou a Copinha pelo São Paulo em 1988, não como lateral, mas sim como atacante. Ele foi para o profissional do São Paulo, depois para o Palmeiras e, depois, brilhou pelo Milan e atuou também pela Roma, além de ter sido um dos grandes laterais da seleção brasileira.

 

#07 – Dener (Portuguesa-SP)

 

Muitos jovens não conhecem a potência que foi Dener, que tinha um potencial gigantesco nas mãos – ou melhor, nos pés. Em 1991, o atacante ajudou a Portuguesa a vencer a Copa São Paulo de Futebol Júnior, edição em que foi eleito o melhor jogador. Infelizmente, sua carreira foi interrompida por um acidente de trânsito que tirou sua vida em 1994.

 

#08 – Dida (Vitória-BA)

 

Outro atleta que não é atacante – muito pelo contrário, Dida foi revelado pelo Vitória em 1993, quando tinha 19 anos, ano em que a equipe chegou à semifinal da Copinha. O goleiro jogou por Corinthians e Cruzeiro, além de ter sido campeão do mundo em 2002 pela seleção brasileira e de ter tido uma bela carreira no Milan, da Itália.

 

#09 – Fred (América-MG)

 

O atacante Fred disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2003, pelo América de Minas Gerais. Foi na competição que ele marcou um dos gols mais rápidos da história do futebol, com apenas 3 segundos, em um chute do meio de campo contra o Vila Nova. O time de maior destaque de Fred foi o Fluminense-RJ.

 

#10 – Alisson (Internacional-RS)

 

Aquele que hoje é um dos melhores goleiros do mundo também passou pela Copinha. Alisson defendeu o Internacional em 2010 e 2011 e foi daí para o time titular do Inter, até que foi para a Roma (Itália) e, depois para o Liverpool (Inglaterra).

 

#11 – Vinícius Júnior (Flamengo-RJ)

 

Vini disputou a Copinha em 2017, quando tinha apenas 16 anos. Embora tenha caído nas quartas-de-final, seu talento ficou evidente, fazendo-o ser contratado já no ano seguinte pelo Real Madrid, da Espanha.

 

#12 – Gabriel Martinelli (Ituano-SP)

 

Um ponto muito legal da Copa São Paulo de Futebol Júnior é que não são apenas os times mais vencedores do cenário profissional que podem revelar grandes talentos. Prova disso é Gabriel Martinelli, que foi revelado pelo Ituano em 2019, marcando seis gols em apenas quatro jogos e já chamando a atenção dos grandes. No mesmo ano, foi para o profissional do Ituano no Paulistão e foi contratado pelo Arsenal, da Inglaterra.

 

#13 – Casemiro (São Paulo-SP)

 

Um dos grandes volantes dos últimos anos, Casemiro estava no elenco do São Paulo-SP na conquista da Copinha de 2010. 3 anos depois, o atleta já estava no Real Madrid, onde se consagrou como um dos melhores jogadores na posição em todo o mundo, tendo conquistado vários títulos pela equipe merengue. Hoje está no Manchester United, da Inglaterra.

 

#14 – Deco (Corinthians-SP)

 

Aqui no Brasil, Deco é bastante associado ao Fluminense, mas ele disputou a Copinha pelo Corinthians em 1997, tendo ficado com o vice-campeonato. Com destaque pelo Barcelona, da Espanha, Deco também defendeu as cores do Fluminense aqui no Brasil.

 

#15 – Rogério Ceni (São Paulo-SP)

 

Um dos maiores goleiros da história do Brasil, Rogério Ceni defendeu as cores do Tricolor na Copinha em 1993. O ídolo do São Paulo foi campeão da Copinha sobre o Corinthians e teve uma carreira extremamente vitoriosa, com destaque para o título mundial sobre o Liverpool e a defesa na falta de Gerrard. Hoje comanda a equipe do Bahia-BA, como treinador.

 

#16 – Raí (Botafogo-SP)

 

Outro ídolo do São Paulo, tendo vencido o mundial de 1992 sobre o Barcelona (marcando os dois gols do título, inclusive), Raí disputou a Copinha pelo Botafogo de Ribeirão Preto, em 1983. Considerado um dos melhores jogadores da década de 1990, também foi tetracampeão do mundo pela seleção brasileira e

 

#17 – Alexandre Pato (Internacional-RS)

 

Pato foi um dos grandes atletas da Copinha de 2006. O jogador conquistou a atenção de todo o mundo quando foi campeão do Mundial de Clubes pelo clube gaúcho. No ano seguinte, já tinha sido vendido para o Milan, clube em que mais se destacou na Europa, embora tenha tido uma carreira menos vitoriosa do que se imaginava.

 

#18 – Lucas Paquetá (Flamengo-RJ)

 

Paquetá foi um dos destaques do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. O jogador se transferiu para o Milan, da Itália, e hoje joga pelo West Ham, da Inglaterra.

 

#19 – Endrick (Palmeiras-SP)

 

Endrick foi um dos protagonistas do título do Palmeiras na Copinha de 2022, primeira conquista do torneio por parte do time alviverde. Sendo um dos nomes mais badalados do futebol brasileiro atualmente, o atleta ainda joga pelo Palmeiras, mas já foi vendido para o Real Madrid, da Espanha.

 

#20 – Vitor Roque (Cruzeiro-MG)

 

Vitor Roque foi um dos jogadores a representar o Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2021. Porém, sua estreia foi muito diferente do que se imagina: ele entrou aos 16 minutos do segundo tempo, mas foi substituído aos 34 minutos por Vanderlei Luxemburgo.

 

#21 – Marcos Leonardo (Santos-SP)

 

Para fechar a lista, temos Marcos Leonardo, que disputou a Copinha em 2020. O atacante marcou 3 gols nos primeiros 3 jogos, começando muito bem, e hoje ainda segue no Santos, que foi rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2023.

 

Copinha: um verdadeiro celeiro de talentos

 

Os nomes trazidos aqui são apenas alguns dos vários bons jogadores que já passaram pela Copa São Paulo de Futebol Júnior e depois trilharam carreiras de sucesso. Para saber quais serão os destaques da próxima edição, fique de olho na Copinha 2024 e observe quais talentos mais se destacam e, quem sabe, podem estar entre os grandes nomes do futebol mundial nos próximos anos!